NOTÍCIA
Causa Animal foi tema de Encontro na Câmara de Vereadores
Evento reuniu protetores, veterinários, estudantes e representantes de ONGs
Os cuidados e o bem estar animal estiveram em debate na Câmara de Vereadores de Passo Fundo na noite dessa terça-feira (26), no I Encontro Regional da Causa Animal.
Proposta pelo vereador Rafael Colussi (UB), a atividade trouxe informações sobre a legislação pertinente aos animais, papel e áreas de atuação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, relatos sobre experiências em tragédias climáticas e investimentos na causa animal, construção de políticas públicas através da ação de ONGs e a importância de representante da causa animal no Legislativo. Também foram destacadas as conquistas através de aprovações de leis voltadas aos animais, além de recursos externos trazidos para ampliar as ações já efetivadas.
O proponente Rafael Colussi afirmou que o evento é mais uma ação que consolida o bem estar animal. “Construímos muito enquanto Câmara e Executivo em Passo Fundo. Antigamente tínhamos somente um abrigo para animais e hoje temos uma legislação robusta, com a Lei das Castrações - com mais de 15 mil castrações realizadas -, temos o Acolhe Pet, que é um exemplo para o estado, os Espaços Pet nas praças, o Banco de Rações, o Amigo Pet, entre outras ações. Esse encontro serviu para explanarmos todas essas iniciativas para a comunidade regional, trazendo também o que outras cidades têm de positivo”, declarou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Saul Spinelli, disse que o objetivo do encontro é propor a discussão a fim de melhorar as políticas públicas relacionadas ao tema. “Vamos conversar, ouvir, discutir, corrigir algumas questões e apontar o que deve ser feito. Todas as vezes que o tema foi trazido aqui para a Câmara houve o debate com a sociedade civil organizada. Por isso, o Parlamento torna-se o Fórum de debate regional sobre esse assunto. Vamos juntos construir o que a sociedade precisa”, afirmou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Enilson Gonçalves, participou do encontro parabenizando a Câmara pela realização do evento e declarou ser “uma satisfação ver que uma iniciativa de longos anos construiu uma política ambiental efetiva em Passo Fundo”.
A palestrante Juliana Bolzan, presidente da Associação Amigo Bicho, destacou em sua fala a importância da construção de políticas públicas para o setor. “Atuamos através de ações judiciais e na construção de legislações, que são reflexo da mudança da sociedade. Eventos como esse são importantes, pois é através do diálogo entre vários setores que iremos melhorar e aprimorar as políticas públicas”, disse.
O evento ainda contou com a presença do promotor de Justiça Paulo Cirne, que abordou o tema da legislação vigente em nosso estado e município; do médico veterinário e assessor técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária José Pedro Soares Martins, que falou sobre as competências da entidade no tocante a área; e da secretária de bem estar animal de Canoas, Fabiane Tomazi, que discorreu sobre as tragédias climáticas e o bem estar animal.
Também estiveram presentes no Plenário Sete de Agosto representantes dos municípios de Soledade, Erechim, Marau e Mormaço, bem como protetores de animais, médicos veterinários, estudantes e representantes de organizações não governamentais.
Foto: Comunicação Digital/CMPF