NOTÍCIA
CCCDH discute falta de água com a Corsan/Aegea
A empresa afirma que obras estruturais já estão programadas
Na manhã desta quarta-feira (27), a Comissão de Cidadania, Cultura e Direitos Humanos (CCCDH), se reuniu com representantes da empresa Corsan/Aegea, responsável pelo abastecimento de água na cidade, buscando discutir as causas das constantes faltas de água na cidade e possíveis soluções.
O encontro foi capitaneado pelo presidente da Comissão, vereador Luizinho Valendorf (PSDB), que destacou os problemas com o abastecimento de água relatados por moradores da cidade, fato que suscitou a reunião.
O gerente institucional da Regional Planalto Corsan/Aegea, Aldomir Santi, empresa responsável pelo serviço, fez uma explanação sobre ações já implementadas e outras futuras buscando solucionar o problema. Conforme ele, Passo Fundo é uma cidade que está crescendo e o nosso sistema está defasado. E é normal que em alguns pontos distantes das nossas estações de distribuição, tenha menos pressão, menos vazão, ocasionando a falta de água. Estamos fazendo obras estruturais para resolver este problema”.
Ao exemplificar a situação, Santi comentou que “nós temos a estação de tratamento de água no Bairro São Cristóvão e a outra lá no Bairro São Luís Gonzaga, a tubulação foi construída há mais de 50 anos, hoje a população cresceu e nós fomos ramificando essa rede e foi ficando fina, não atendendo a demanda atual. Num dia de alto consumo e de calor, ocorre essa oscilação de pressão ou falta de água. Frente essa realidade, vamos fazer reforço de rede para dar mais sustentação, para chegar mais água até os pontos críticos”, explicou.
Sobre a atual falta de água, o gerente institucional da empresa informa que “já equacionamos a situação. Hoje, eu desconheço a falta de água na cidade, a não ser que tenha alguma rede quebrada. Mas no Valinhos, no Zachia, no Distrito Industrial, hoje não tem reclamação. Salvo as situações imprevisíveis”, ponderou Santi.
Ainda, conforme a Corsan/Aegea, a previsão para o início de obras estruturais na rede de água na cidade é janeiro de 2025, já em dezembro, devem iniciar obras em pontos mais críticos como nos Bairros Valinhos e Leão XIII, regiões que mais apresentam problemas.
O presidente da Casa, Saul Spinelli, questionou o atendimento oferecido pela empresa à comunidade. Os demais vereadores também fizeram questionamentos, desde a melhoria no abastecimento até a questão da qualidade da água.
Sobre o odor na água, Santi explicou que o problema é causado pela proliferação de algas e que a situação vem sendo enfrentada com a adição de carvão ativado para tratamento.
O vereador Luizinho encerrou a reunião agradecendo aos participantes e informou que o encontro foi muito produtivo e esclarecedor. “É nosso dever, como vereadores, dar atenção às demandas da população, e, principalmente, buscar soluções. Nesta reunião, podemos esclarecer vários pontos, ouvir a empresa, os representantes dos bairros e oferecer sugestões. Enquanto Comissão Legislativa, vamos seguir acompanhando a situação e o cronograma de ações apresentadas pela Corsan/Aegea”, concluiu.
Moradores prejudicados pela falta de água de bairros como Valinhos, José Alexandre Zachia e Lucas Araújo, participaram da reunião e questionaram a necessidade de obras urgentes para normalizar o abastecimento diário, como reservatórios de água, poços artesianos e melhoria na qualidade da água que chega nas torneiras.
Além de Luizinho, também participaram os integrantes da Comissão vereadores Tadeu Trindade (PSD), vice-presidente; Michel Oliveira (PSB); Altamir dos Santos (PDT) e Leandro Rosso (PSD), e os vereadores Ada Cristina Munaretto, Claudio Luiz Rufa Soldá, Evandro Meireles e Regina dos Santos.
Cronograma Obras
Hípica / Leão XIII / Vera Cruz – Execução de 1.000 metros de rede de DN 150mm, com aumento de vazão – prazo: início dez/24;
Jerônimo Coelho – Execução de 1.500 metros de reforço de rede DN 150mm / interligação de um poço perfurado no Bairro Berthier – Prazo: início jan/25;
Altos do Bairro Fátima – Substituição bombas das elevatórias na Rua Major João Schell / execução de 1.700 metros de reforço de rede DN 300mm – vai auxiliar todos os Bairros abastecidos pelo reservatório do Campo Delmar Sitoni – Prazo: indefinido;
Boqueirão próximo IE – Construção de elevatórias com aumento de pressão e vazão – Prazo: fev/25;
Av. Rio Grande - Zachia / Hípica / Valinhos – substituição de 1.000 metros de rede antiga de DN 350mm, vai beneficiar os Bairros Hípica, Valinhos, Zachia – Prazo: início mar/25;
Zachia I, II, III, IV, V – perfuração de poço e, se necessário, instalação reservatório – Prazo:
jan/25;
Villa Matos – perfuração de poço – Prazo: mar/25.
Foto: Comunicação Digital/CMPF