NOTÍCIA
Pedro Brair é agraciado com a Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis
Honraria da Câmara de Vereadores de Passo Fundo foi entregue na noite de segunda (02)
“Pedro é mais do que um CNPJ, é um CPF que se compromete com as causas sociais”. Assim o presidente do Legislativo Municipal, Saul Spinelli, descreveu o empresário Pedro Henrique Brair, ao anunciar a Sessão Solene que o agraciou com a Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis, na noite de segunda-feira (02). A honraria da Câmara de Vereadores de Passo Fundo - concedida a pessoas consideradas referência no município, através de suas ações e proposições – foi entregue por indicação da Mesa Diretora, no Plenário Sete de Agosto, enaltecendo a trajetória empreendedora do fundador e diretor-presidente da Rede de Farmácias São João e o impacto positivo de suas ações localmente e em outras centenas de comunidades brasileiras.
O empresário lidera a 4ª maior rede varejista de medicamentos do Brasil, conforme ranking da Abrafarma, presente em mais de 300 cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, divididas em mais de 1.100 lojas, gerando cerca de 22 mil empregos diretos. Além da atividade empresarial, presta apoio relevante a instituições integrantes da rede de tratamento e combate ao câncer, fato mencionado na mesma noite, dentre outras entidades assistenciais.
Na tribuna, Spinelli retomou passagens importantes da história do homenageado, que o levaram ao sucesso profissional. Filho de agricultores, o mais velho de cinco irmãos, o empresário Pedro Brair - que aos nove anos já trabalhava para auxiliar no sustento da família na cidade de Santo Augusto, região norte do Rio Grande do Sul - atuou como vendedor de medicamentos, atendente e administrador de farmácia.
Depois de uma década de trabalho, adquiriu sua primeira farmácia em Campo Novo, quando tinha apenas 20 anos. Com o passar do tempo e o crescimento da empresa, estabelecendo-se em outras cidades, Passo Fundo foi escolhida para receber a matriz da Rede, já nomeada como Farmácias São João.
“Olhar para a caminhada do homenageado é ver algo gigante, no que se refere à construção de um empreendimento e o que ele representa para a nossa cidade, estado e Brasil. Pedro Brair é um homem intenso, e o crescimento de sua empresa mostra a força e a visão desse empresário, a sua fé e resiliência. Além de empreendedor, foi o precursor de uma nova maneira de fazer gestão, pensando nas pessoas e nos projetos sociais, que transformam milhares de vidas. Tem uma empresa gigante presente em vários estados, mas escolheu a nossa Passo Fundo para se estabelecer e morar”, enfatizou o presidente da Câmara.
“É gigante pelo coração acolhedor que tem”
Saul continuou seu discurso dando ênfase ao impacto social resultante das ações que apoia. “É um empresário conectado diretamente com a sua comunidade. Aquele jovem que saiu de Santo Augusto sempre foi responsável, gosta de gente e compartilha com os demais o que tem, e para isso mobiliza sua equipe para que um maior número de pessoas seja beneficiado por suas ações. É gigante pelo coração acolhedor que tens, muito além de um empresário, é um cidadão que se preocupa com as pessoas. São investimentos que realmente mudam a vida de incontáveis pessoas. Auxílio direto ao combate ao câncer, no Hospital de Clínicas, no São Vicente de Paulo, nas entidades de apoio às famílias de crianças com a doença. Essa ação das Farmácias São João não tem como dimensionar o bem que faz na vida dessas pessoas”, apontou, ao citar entidades auxiliadas presentes, como a Liga de Combate ao Câncer, a Aapecan, ONG Amor, o EC Vila Nova e a CUFA.
“É preciso ter um propósito de vida”
A solenidade ocorreu no dia em que a rede abriu seis novas unidades, presença crescente que, conforme Brair, vem acompanhada por responsabilidade da empresa com as comunidades onde está inserida. “É resultado de um trabalho de muitas pessoas, que estão engajadas. É preciso ter um propósito de vida muito maior do que o resultado financeiro, assim, a natureza conspira a favor. Nossa vida sempre foi pautada por muito trabalho, esforço e dedicação, fazendo com que as coisas aconteçam. Este é um segmento complexo, muito competitivo e é preciso sobreviver e crescer, e, mais do que isso, impactar de uma forma positiva a vida de muitas e muitas pessoas. Não somos perfeitos, mas buscamos a melhoria constante em todos os sentidos”, defendeu o empresário, ao exaltar a contribuição de todos os colaboradores.
A Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis
Para concretizar e perpetuar a homenagem, o Poder Legislativo do Município de Passo Fundo entregou o Título e a Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis a Pedro Henrique Brair. “É um momento de agradecer, mas também de reflexão, pois aumenta a nossa responsabilidade”, considerou, ao se dizer orgulhoso e agradecido. “Vale a pena lutar e correr atrás dos seus sonhos”.
A honraria leva o nome do militar brasileiro Joaquim Fagundes dos Reis, considerado patriarca de Passo Fundo. Prevista em Lei, a 3.969/2002, a homenagem pode ser entregue a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao município e à sociedade em 15 diferentes áreas.
Além de receber a titulação, a atuação do empresário em benefício de entidades e hospitais integrantes da rede de apoio e combate ao câncer infantil também foi reconhecida. Na ocasião, representantes de diversas instituições e pacientes atendidos prestaram homenagem em agradecimento pelo apoio contínuo.
A Sessão Solene dessa segunda foi coordenada pelo presidente Saul Spineli, que formou a mesa oficial ao lado do prefeito em exercício João Pedro Nunes; do assessor especial do governo do Estado, Mateus Wesp; e do Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber.
A solenidade também contou com a presença das vereadoras Janaína Portella (MDB), Regina Costa dos Santos (PDT) e Ada Munaretto (PL), e dos vereadores Alberi Grando (MDB), Ernesto dos Santos (PDT), Altamir dos Santos (PDT), Indiomar dos Santos (PP), Luizinho Valendorf (PSDB), Rodinei Candeia (Republicanos), Rafael Colussi (UB), Nharam Carvalho (UB), Michel Oliveira (PSB), Evandro Meireles (PSDB) e Renato Tiecher (PL), além de familiares, autoridades, colaboradores da empresa e imprensa.
Fotos: Comunicação Digital/CMPF