Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

Luizinho pretende trazer experiência dos bairros para o Legislativo

Parlamentar reeleito quer se aproximar ainda mais da comunidade

O vereador Luizinho Valendorf (PSDB) chega ao seu segundo mandato na Câmara pretendendo seguir atuando com base em sua experiência no movimento comunitário. O parlamentar já foi presidente da Associação de Moradores do Loteamento São Bento e da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf). Concorreu pela primeira vez a vereador em 2012, ficando como segundo suplente. Valendorf também atuou como assessor parlamentar e se preparou para concorrer em 2020, quando alcançou a eleição, com 905 votos. Em 2024 obteve a reeleição, com 1.785 votos. Neste mesmo ano foi vice-presidente da Câmara e será o presidente do Legislativo em 2026. Como principal pauta para o novo mandato, o tucano pretende estar ainda mais perto das pessoas. “Me elegi em 2020 e fiz um mandato de aproximação da comunidade. Dou o exemplo do gabinete móvel, que lançamos em março de 2021. Foi uma forma que eu encontrei para trabalhar mais perto das pessoas, da comunidade, que é onde tudo acontece. Porque tem muita gente na cidade que infelizmente não tem condições de vir até a Câmara de Vereadores. Então, fomos até os bairros. O meu gabinete móvel foi bem elaborado, com ar-condicionado, com Wi-Fi,  internet gratuita, móveis sob medida, tudo para atender a nossa população”, relembra.

Valendorf elenca conquistas importantes durante seu primeiro mandato, como projetos aprovados e entrega de obras aguardadas. “Sou o autor de alguns projetos importantes, como o Fundo Municipal de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência, do projeto Mãe Sozinha, que dá preferência para atendimento à saúde, à assistência social e à habitação para as mães solo. Sou um dos vereadores que mais fez indicações ao projeto Viva Praça, pois gosto do esporte, da recreação e dos espaços para as famílias. Também na última legislatura conseguimos retomar a obra da Escola Infantil do Parque do Sol, que era uma obra parada há dez anos, e junto com o Executivo conseguimos entregar para a comunidade em 2024. Também conseguimos entregar o campo de futebol do Loteamento Leão XIII, todo ele iluminado, com caminhódromo, com praça também. E agora, para essa nova legislatura, estou pronto para os desafios e para trabalhar com vontade e determinação”, diz.

“A minha pauta é a comunidade”

O parlamentar entende que o vereador não precisa ter uma pauta única de atuação, mas sim observar quais são as demandas sociais e trabalhar por elas. “A minha pauta é a comunidade, são os bairros, são as vilas, são aquelas pessoas que precisam do poder público em sua vida. Eu acho que o vereador não precisa ter uma bandeira só, o vereador tem que ter vários encaminhamentos, onde ele possa atuar e ajudar. E é esse trabalho que eu quero continuar fazendo agora em 2025”, afirma. Nesse sentido, Luizinho afirma que a habitação popular é uma das prioridades para a nova legislatura. “Temos um espaço muito grande para trabalhar em torno da habitação, da regularização fundiária, para que as pessoas dos bairros, das vilas, possam ter sua casa e viver com dignidade”. A saúde pública também está entre as metas do vereador, que busca dar continuidade a uma demanda do primeiro mandato. “Venho trabalhando bastante na nova Unidade Básica de Saúde (UBS) lá do bairro Nossa Senhora Aparecida. Quando ainda era presidente da Uampaf, lembrei que tinha um encaminhamento desse bairro para construir a UBS. Já como vereador, fui a Brasília e realmente estava lá o projeto aprovado. Conversei com o então secretário de saúde, hoje vereador João Pedro Nunes, que deu agilidade ao projeto e, se Deus quiser, logo vai ser construída a UBS”, destaca.

Câmara deve ajudar no desenvolvimento

O parlamentar aponta que a Câmara de Vereadores é fundamental para o desenvolvimento da cidade, na elaboração de políticas públicas que atendam os mais variados aspectos de Passo Fundo. “Nossa cidade cresceu muito em infraestrutura e em emprego. Graças a Deus, hoje temos emprego para a nossa população. Talvez o que falte ainda é a qualificação das pessoas. Qualificar os trabalhadores para que cada um possa desenvolver seu trabalho, ser bem remunerado para poder sustentar sua família. E eu quero ver Passo Fundo no futuro bem melhor do que nós estamos hoje. Precisamos trabalhar muito, com vontade, com determinação e principalmente com seriedade. E a Câmara de Vereadores, através de seus parlamentares, têm um papel fundamental na construção de políticas públicas. Eu estou aqui como vereador para ajudar no que for possível. Com os pés no chão, com tranquilidade e principalmente com responsabilidade”, afirma.

Foto: Comunicação Digital/CMPF