NOTÍCIA
Tarifas da Corsan e falta de água pautam ações da Câmara
Vereadores deverão instalar uma Frente Parlamentar para dar continuidade às discussões sobre o assunto

As reclamações de passo-fundenses sobre a prestação do serviço de abastecimento de água e coleta de esgoto e os valores cobrados nas contas têm pautado ações da Câmara de Vereadores desde a última Legislatura. Audiência pública, encontro entre parlamentares e comunidade nos bairros e com a Corsan ocorreram ao longo dos meses, com intuito de buscar soluções aos problemas relatados. Nessa semana, novas iniciativas foram tomadas por vereadores em Porto Alegre e em Passo Fundo.
Na capital, o presidente da Câmara, Gio Krug (PSD), e os vereadores Evandro Meireles (PSDB), Cícero Martins (PSD) e Felipe Manfroi (PSD) se reuniram com a diretoria da empresa Corsan Aegea; enquanto em Passo Fundo as vereadoras Eva Valéria Lorenzato (PT), Marina Bernardes (PT) e Regina Costa dos Santos (PDT) acionaram a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Ofício à Corsan
Um ofício solicitando “providências urgentes” acerca dos problemas enfrentados pela população foi entregue à diretora-presidente da Corsan, Samanta Popow Takimi, durante reunião na manhã de quarta-feira (12), na sede da concessionária, em Porto Alegre.
O documento levado pelo Parlamento menciona que, nas últimas semanas, tem-se verificado um grande volume de reclamações de munícipes. Assim, reivindica uma revisão imediata dos valores das contas de água e o estabelecimento de um canal acessível para que os consumidores possam contestar cobranças indevidas; esclarecimentos sobre os critérios e custos relacionados à ligação da rede de esgoto; além de medidas para garantir a regularidade do abastecimento de água em todas as regiões do município.
O presidente do Legislativo, Gio Krug (PSD), expôs detalhes das situações que chegaram aos gabinetes parlamentares, cobrando soluções da concessionária. Krug destacou que no encontro foi entregue um ofício da Câmara apontando as demandas da comunidade passo-fundense no tocante a esse assunto. “Essas situações chegam aos vereadores através das lideranças dos bairros e da sociedade em geral. São relatos de valores absurdos de algumas tarifas: em alguns casos chegou a triplicar ou quadruplicar o valor de uma fatura. Também temos relatos de falta de água, locais onde a água não chega, falta constante de abastecimento em algumas localidades e também a situação referente ao esgoto, onde em alguns locais há vazamento, como por exemplo no bairro São Luís Gonzaga, próximo ao presídio”, comenta.
Segundo o presidente, na reunião ficou estabelecido que a partir da próxima segunda-feira (17) haverá uma força-tarefa da Corsan em Passo Fundo, através da instalação de cinco pontos de informações nos bairros e no Centro, onde os moradores poderão apresentar suas demandas em relação às faturas e esclarecer suas dúvidas quanto às ligações de esgoto. Krug revela que a Câmara também terá, em breve, uma Frente Parlamentar da Água e do Esgoto para que os vereadores possam ter um trabalho continuado em torno do tema. “Além dessa nossa visita em Porto Alegre, teremos dentro de alguns dias a instauração da Frente Parlamentar, e também ocorreu uma reunião em Passo Fundo de vereadores com a Defensoria Pública aqui do município, que irá auxiliar na resolução do problema. São várias frentes em que a Câmara de Vereadores atua, não é uma ação isolada de um vereador, é o conjunto dos vereadores que estão cobrando melhorias do serviço para a população, para a comunidade”, assegura.
A presidente da Corsan afirmou que a companhia está à disposição e que irá responder a todos os questionamentos feitos. "Precisamos ter uma interlocução mais rápida porque a comunicação tem que ser efetiva com a população", enfatizou.
Reunião com defensora pública
No mesmo dia, em reunião no Plenarinho da Câmara em Passo Fundo, as vereadoras Eva Valéria, Marina e Regina entregaram um ofício urgente à Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, representada pela Dra. Camila Ferrareze, solicitando a abertura de uma Ação Civil Pública em defesa dos consumidores.
Entre os principais pedidos contidos no ofício estão a suspensão imediata da cobrança de valores exorbitantes nas contas de água e esgoto e a proibição do corte no fornecimento de água aos consumidores afetados por essas irregularidades.
A vereadora Regina afirma que o objetivo da reunião foi fazer a entrega do ofício, relatando os fatos no município de Passo Fundo e solicitando a intervenção da Defensoria Pública, mediante o agravamento da situação. “A gente pede que a Defensoria Pública tome as providências e represente a população. A reunião foi justamente para que pudéssemos deixar a defensora ciente de qual é a situação. Entregamos toda a documentação que juntamos até então, que são inúmeras faturas com valores abusivos, seja da conta de água ou ainda das taxações voltadas à questão do esgoto”, diz. Conforme Regina, a defensora pública se comprometeu em tratar o tema como prioridade para que a população tenha uma resposta. “E a resposta esperada é a diminuição do valor nas faturas, tanto da água quanto do esgoto”, assegura.
Segundo a defensora, a partir da análise do ofício e dos documentos entregues pelas parlamentares, o órgão irá analisar os fatos, com urgência, pois “em um momento em que o estado do Rio Grande do Sul vive esta onda de calor, a água se torna um serviço público essencialíssimo. Esse assunto será prioridade no meu gabinete a partir de agora”, afirma.
Fotos: Comunicação Digital/CMPF