Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

Frente do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas inicia suas atividades

Grupo discutirá estratégias para promover políticas ambientais e combater mudanças climáticas no município

Na manhã desta terça-feira (11), a Câmara de Vereadores de Passo Fundo deu início oficial às atividades de mais uma Frente Parlamentar, a do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. O grupo, que tem como presidente o vereador Felipe Manfroi (PSD) e que é secretariado pela vereadora Marina Bernardes (PT), se reuniu para dar o primeiro passo em seus trabalhos, com a aprovação do Regimento Interno e discussão do cronograma de atividades.

A Frente tem como principais objetivos acompanhar as políticas públicas voltadas à área ambiental, além de monitorar a execução de planos e projetos que envolvem o tema dentro do município de Passo Fundo. O grupo também se propõe a realizar estudos sobre os problemas causados pelo desrespeito ao meio ambiente e suas consequências, propondo, quando for possível, as soluções pertinentes.

Com a aprovação do Regimento Interno, ficou estabelecido que as reuniões da Frente ocorrerão de forma quinzenal, sempre nas terças-feiras, às 9h e terão caráter público, permitindo à população acompanhar as discussões e ações que impactam diretamente o meio ambiente no município.

O cronograma de trabalho prevê uma série de atividades que terão início já na próxima semana, com a participação do grupo na Abertura da Semana da Água do Município. A Frente também se debruçará sobre documentos importantes do Município relacionados à temática, como o Plano de Contingência e o Plano de Resíduos Sólidos.

A secretária Marina Bernardes (PT), responsável por apresentar a proposta do cronograma durante a reunião, destacou que o grupo pretende atuar para aprimorar políticas públicas voltadas para a sustentabilidade. “Enquanto Frente Parlamentar, nós pensamos em trabalhar algumas temáticas de forma ampla. Então, nós propomos que uma das nossas atividades será a de estudar o Plano de Contingência que é um documento novo que a Defesa Civil segue construindo e, se tudo der certo, o calor e a falta da água são itens que podem ser incluídos nesse plano, por exemplo”, afirmou a vereadora.

Temas como arborização, lixo e reciclagem, educação ambiental nas escolas e caminhos para enfrentar a emergência climática também nortearão a participação de convidados nas reuniões e agendas externas da Frente para enriquecer a discussão e buscar soluções eficazes para os desafios ambientais locais.

Foto: Comunicação Digital CMPF