NOTÍCIA
Preservação dos recursos hídricos norteia reunião da Frente Parlamentar do Meio Ambiente
Encontro na Câmara de Vereadores contou com palestra e roda de conversas sobre a temática

"A preservação ambiental não tem partido". A observação é do professor e geógrafo João Paulo Peres Bezerra, vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, que palestrou na primeira reunião pública da Frente Parlamentar do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Câmara de Passo Fundo. O grupo de trabalho, presidido pelo vereador Felipe Manfroi (PSD), se reuniu na manhã de terça-feira (25), com a participação de vereadores, representantes de entidades e órgãos ambientais e prefeitura.
A pauta motivadora desse encontro foi a água, seus usos e meios de preservação, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, que neste ano tem como tema de reflexão global "Salvem Nossos Glaciares". No Brasil, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico propõe a discussão sobre "As Águas Conectam e o Saneamento Transforma". “A preservação das geleiras e como isso afeta também Passo Fundo não é uma discussão distante da nossa realidade, pois o aumento do nível dos mares, dos oceanos implica em todas as cidades. O professor também veio tratar sobre as bacias hidrográficas em nossa região, e a importância de preservá-las”, relacionou Manfroi.
O palestrante pontuou, dentre outras questões, sobre a gestão dos recursos hídricos, educação ambiental, prevenção e alerta a desastres, além do ordenamento territorial. "A preservação ambiental não tem partido. Precisamos entender que é para o futuro das crianças, da economia ", resumiu ele, que é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Além disso, ressaltou a relevância do trabalho da Frente Parlamentar. “Que este grupo possa escolher bem as pautas, com dados concretos, construindo marcos legais. A Frente é fundamental para a conscientização, mas o mais importante são os projetos de lei”, sugeriu, ao alertar para os riscos da flexibilização de normas legais.
A proposta de trabalho do Legislativo, frisou o presidente Felipe Manfroi, é unir nas discussões os vereadores, o Executivo, e, principalmente, os ambientalistas e entidades. “Passo Fundo é o berço das águas, onde estão as nascentes de vários rios, como o Rio Jacuí, por isso precisamos estar atentos aqui na Câmara de Vereadores para a preservação desses lugares, para a preservação da nossa fauna, da nossa flora e também discutir aqui na Frente Parlamentar políticas públicas no sentido de indicar ao Executivo ações efetivas no combate às mudanças climáticas”.
A abertura da reunião contou, ainda, com manifestações do secretário municipal de Meio Ambiente, Diorges Oliveira; do presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Cacá Nedel, e do secretário-executivo da Agenda 21, Ademar Marques. Também participaram do encontro, a vice-presidente da Frente, vereadora Marina Bernardes (PT); os vereadores Cícero Martins (PSD); Edson Nascimento (PP); Douglas Pereto (PSD); Edgar Gomes (PSDB); Ronaldo Rosa (PSD) e as vereadoras Eva Valéria Lorenzato (PT) e Regina Costa dos Santos (PDT); além de representantes do GESP, 3º Batalhão Ambiental, Projeto Transformação, UPF, Defesa Civil, Sindicato Rural de Passo Fundo e UAMPAF.
A próxima reunião da Frente Parlamentar do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas ocorrerá terça-feira (01), às 9h, no Plenarinho.
Fotos: Comunicação Digital CMPF
Galeria de fotos
