NOTÍCIA
Associação de Apoio a Pessoas com Câncer completa 20 anos
Sessão Solene promovida pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo reconheceu o trabalho social da Aapecan

Fundada em 2005 com a missão de acolher e oferecer suporte a pacientes oncológicos e seus familiares em situação de vulnerabilidade, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é um amparo essencial a milhares de pessoas em várias regiões do estado. São mais de 31 mil atendimentos realizados em suas quinze unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul, incluindo em Passo Fundo. Na noite dessa quarta-feira (09), os 20 anos de atuação da entidade foram celebrados em Sessão Solene promovida pela Câmara de Vereadores.
A solenidade foi presidida pela vereadora Ada Munaretto (PL), 2ª Secretária da Mesa Diretora; que formou a mesa oficial ao lado da secretária de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis, representando o Poder Executivo; do diretor-executivo e fundador da Aapecan no Rio Grande do Sul, Paulo Vasques; e do coordenador da Aapecan, unidade Passo Fundo, Guilherme Guido.
A proposição foi uma iniciativa do vereador Edson Nascimento (Progressistas), com o objetivo de reconhecer o trabalho da entidade, marcado pela dedicação, impacto social e compromisso com o bem-estar das pessoas assistidas. “É um orgulho imenso fazer essa homenagem a uma instituição tão importante não somente para a nossa cidade, mas também a tantas outras pelo estado. Acompanho há muito tempo o trabalho da Aapecan e o esforço diário para manter o atendimento a tantas e tantas pessoas, que enfrentam um momento de dificuldade. É uma obrigação do Legislativo colaborar com a manutenção de serviços como esse. É mais do que uma instituição, é um símbolo de solidariedade e de amor ao próximo”, defendeu Nascimento, ao compartilhar com o vereador Ronaldo Rosa (PSD) a proposição para a homenagem.
O fundador e diretor-executivo, Paulo Vasques, ressaltou que, de forma gratuita, a Aapecan presta orientação psicológica, apoio social e hospedagem em onze casas de apoio, além de promover a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. “A Aapecan surgiu como um farol para muitos usuários e familiares que dependem do nosso trabalho, da nossa atuação, para que eles consigam dar continuidade em seu tratamento. Eles recebem atendimento psicológico, nutricional, enfim, um apoio que não se restringe apenas ao usuário cadastrado, mas envolve também a família. É um trabalho muito abrangente”, enfatizou, ao relembrar da fundação em Caxias do Sul e da ampliação da rede a outros municípios ao longo dos anos. “O sentimento hoje é de uma gratidão imensa a essa Casa e a toda a nossa equipe que se esforça diariamente, enfrentando muitos desafios sem nunca parar. Nosso muito obrigado também a todos os contribuintes que nos atendem, permitindo a continuidade desse trabalho!”.
Para continuar essa missão, a instituição conta com a solidariedade da comunidade, seja através de doações, voluntariado ou participação em suas iniciativas. “Entre as 15 unidades, são 11 casas de apoio. De segunda a sexta-feira, essas pessoas podem ficar hospedadas, recebem quatro refeições todos os dias. Temos também o transporte, que levamos até o hospital e buscamos novamente. E é totalmente gratuito esse trabalho para essas pessoas. É um trabalho árduo, sim, na nossa captação de recursos, ele é muito trabalhoso, mas, ao mesmo tempo, nós não deixamos nenhum usuário desassistido, tanto na casa de apoio, quanto também nos benefícios que a gente oferece, como suplementação e dietas, sacolas de alimentos às famílias em vulnerabilidade social”, complementou o coordenador da unidade passo-fundense, Guilherme Guido, ao informar que, no município, são quase mil pessoas cadastradas.
Homenagem
Como forma de simbolizar e registrar a homenagem, o Poder Legislativo do Município de Passo Fundo entregou uma placa a Aapecan. “Nada mais justo do que reconhecermos aqueles que trabalham voluntariamente. A Câmara de Vereadores tem feito isso, também com a destinação de emendas parlamentares, porque essa entidade presta um serviço sério para a nossa comunidade. Parabéns pela trajetória até aqui e que esses 20 anos sejam o espelhamento para muitos mais anos que vêm pela frente”, encerrou a vereadora Ada Munaretto.
Também participaram, os vereadores Cícero Martins (PSD), Cláudio Luiz Rufa Soldá (PP), Diego Milani (PL), Douglas Pereto (PSD), Edgar Gomes (PSDB), Evandro Meireles (PSDB), Felipe Manfroi (PSD), Iriel Sachet (Podemos), João Pedro Nunes (MDB), Marina Bernardes (PT), Regina Costa dos Santos (PDT), Ronaldo Rosa (PSD), comunidade e imprensa.
Fotos: Comunicação Digital CMPF
Galeria de fotos


.jpeg)


