NOTÍCIA
Entidades assistenciais são exaltadas pelo vereador Edson Nascimento
Parlamentar foi o orador do Grande Expediente na Sessão de segunda-feira

Prestando auxílio em saúde, educação ou distribuindo alimentos e roupas, são dezenas de entidades que, diariamente, garantem melhores condições de vida a pessoas com deficiência e aqueles em situação de vulnerabilidade social em Passo Fundo. Um trabalho nem sempre percebido pela maioria, mas que impacta dramaticamente na realidade de muitos cidadãos, adultos e crianças. Orador do Grande Expediente na Sessão Plenária de segunda-feira (14), o vereador Edson Nascimento (Progressistas) dedicou o seu tempo para reconhecer exemplos de iniciativas locais em diferentes áreas.
Foram mencionadas pelo parlamentar a ONG Anjos de Luz, APACE, AUMA e Escola Municipal dos Autistas, APAE, APAS e a Livraria Delta, que receberam um certificado simbólico da homenagem. “A inclusão é algo essencial para a nossa comunidade. Temos avançado muito como sociedade, mas ainda tem muito chão pela frente. Essas instituições, com muita dedicação, estão mudando vidas em Passo Fundo. Junto a elas, cito o prefeito Pedro Almeida, que tem atuado por melhorias para todos”, iniciou o vereador.
Entidades homenageadas
A ONG Anjos de Luz é uma organização sem fins lucrativos com sede no bairro Jardim América, dedicada a assistir famílias em situação de vulnerabilidade. Dentre as ações, listou o vereador Edson, a instituição faz a distribuição de cestas básicas, doação de brinquedos e fraldas, eventos comunitários, além de projetos de capacitação profissional e empreendedorismo.
A Associação Passo-fundense de Cegos (APACE) é uma instituição que se dedica a promover a inclusão e a autonomia de pessoas com deficiência visual. Oferece amparo em saúde, educação, atividades esportivas e assistência social.
A Associação dos Amigos dos Autistas de Passo Fundo (AUMA) oferece, por exemplo, o serviço de equoterapia, tem convênios e parcerias possibilitando preços especiais em consultas e exames, e realiza encontros mensais com autistas e suas famílias, entre outras. Além da AUMA, o parlamentar enalteceu a Escola Municipal dos Autistas (EMAU) Professora Olga Caetano Dias, uma instituição municipal especializada no atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Passo Fundo atua na defesa dos direitos e na promoção da qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Atende pessoas de todas as faixas etárias, provenientes de Passo Fundo e de outros 28 municípios da região, abarcando áreas como educação e saúde.
A Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS) promove a acessibilidade, acesso à educação de qualidade, construção de políticas públicas para pessoas com deficiência, oficinas diversas e cursos de LIBRAS.
Por fim, o vereador citou a Livraria Delta, parceira da causa da inclusão, cedendo seu espaço para ações que promovem a acessibilidade e o respeito à diversidade, e apoiando iniciativas que valorizam a participação de pessoas com deficiência em atividades culturais e educativas.
Direcionando a fala aos representantes das entidades presentes no Plenário Sete de Agosto, Edson Nascimento se disse “lisonjeado” por poder fazer essa homenagem. “Que Deus abençoe a todos os envolvidos, para que possam continuar com essas ações, que tanto ajudam muitas e muitas pessoas”, finalizou, ao reforçar a importância de “divulgar e espalhar as boas iniciativas”.
Fotos: Comunicação Digital CMPF
Galeria de fotos
.jpg)
.jpg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpg)