Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

Frente Parlamentar do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas visita o Ecolar

Residência do biólogo Alexandre Vieira foi construída com materiais recicláveis

A Frente Parlamentar do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas realizou, na manhã desta terça-feira (15), uma visita ao projeto Ecolar, iniciativa de sustentabilidade idealizada e construída pelo biólogo Alexandre Vieira. A atividade faz parte dos esforços do grupo em aproximar-se de ações ambientais realizadas no município e ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas ao meio ambiente.

Construída com materiais recicláveis, a residência que abriga o projeto Ecolar começou a ser erguida em fevereiro de 2018 e ficou pronta em setembro do mesmo ano. Apenas os pontos estruturais da construção utilizam madeira. As paredes foram feitas com garrafas de vidro e o telhado, com placas produzidas a partir de embalagens tetrapack. Além disso, o local conta com um sistema de biodigestor, responsável pela decomposição de resíduos orgânicos e pela geração de gás, utilizado no aquecimento do ambiente.

A inspiração para o projeto surgiu ainda durante a graduação de Alexandre, como tema de seu trabalho de conclusão de curso. “A ideia de uma casa sustentável é que ela seja feita com materiais que estejam disponíveis na região. Eu optei por trabalhar com as garrafas de vidro, que são abundantes na cidade e levam cerca de 1 milhão de anos para se decompor quando descartadas inadequadamente”, explicou o biólogo durante a visita.

O presidente da Frente Parlamentar, vereador Felipe Manfroi (PSD), ressaltou a relevância do Ecolar para o município e defendeu que ações como essa sejam reconhecidas e apoiadas pelo poder público. “É muito bom estarmos hoje aqui para conhecer esse projeto de sustentabilidade, de reaproveitamento de materiais. Essa aproximação permite que, enquanto Frente, possamos refletir sobre como apoiar o trabalho realizado pelo Alexandre e também tornar o Ecolar um espaço permanente de educação ambiental”, destacou.

O Ecolar recebeu recentemente o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente como uma “Sala Verde” – programa federal que estimula a criação de espaços socioambientais voltados à informação e formação ambiental. O objetivo é proporcionar o acesso à informação, incentivar a reflexão e promover ações em prol da sustentabilidade.

A vereadora Marina Bernardes (PT), que atua como secretária da Frente Parlamentar, também participou da visita e reforçou a importância de investimentos públicos para o fortalecimento do projeto. “É fundamental que o Executivo destine recursos para que o Ecolar tenha condições de se estruturar melhor e possa receber alunos e a comunidade com segurança e qualidade. Esse espaço tem um potencial enorme para contribuir com a educação ambiental em Passo Fundo”, afirmou.

A visita também contou com a presença do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Diorges Oliveira, que reforçou a intenção da Prefeitura de integrar o Ecolar às futuras trilhas educativas da Escola Pública de Sustentabilidade, atualmente em fase de estruturação.

“A intenção da Prefeitura é fortalecer parcerias como essa, integrando o espaço às trilhas educativas da Escola Pública de Sustentabilidade, que está sendo construída justamente para aproximar a população das práticas ambientais e formar cidadãos mais conscientes”.

O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, José Carlos Raya Nedel, afirmou desconhecer outro projeto na cidade com tamanho empenho e eficácia na Educação Ambiental. “Tanto o Conselho de Meio Ambiente quanto o Poder Executivo precisam ter um olhar diferenciado para estruturas como o ECOLar, auxiliando, inclusive, com aporte financeiro”, ressaltou.

Também acompanharam a visita os vereadores Edson Nascimento (PP), Eva Valéria Lorenzato (PT) e Douglas Pereto (PSD).

Foto: Comunicação Digital CMPF