NOTÍCIA
Tarde de vacinação contra a gripe na Câmara
Servidores do Legislativo e do Executivo foram imunizados. Pedido para aplicação de doses foi feito pela Mesa Diretora

Visando auxiliar no enfrentamento às doenças respiratórias, que se intensificam nesta época do ano, a Câmara de Vereadores abriu suas dependências para a imunização de servidores dos poderes Legislativo e Executivo municipal, na tarde dessa segunda-feira (19). Foram aplicadas mais de 120 doses de vacina contra os principais tipos de vírus que causam a gripe. Conforme a coordenadora de Recuperação à Saúde da secretaria municipal de Saúde de Passo Fundo (SMS), Caroline Gosch, desde o dia 12 de abril a prefeitura disponibiliza a imunização para o público em geral, a partir dos seis meses de vida. Segundo ela, o grande objetivo é aumentar a cobertura vacinal na população, que atualmente está em 40%. “Sabemos que a vacina é a ferramenta mais efetiva para diminuir as síndromes respiratórias, a internação, os casos graves e até a morte”, afirma. Ela ressalta que quanto mais baixo o índice de vacinação, mais internações ocorrem. “Precisamos mudar esse cenário, ampliar a vacinação para diminuir a procura nas emergências. A imunização está aberta para a população em geral, mas que os grupos prioritários, principalmente idosos, crianças e pessoas com comorbidades, busquem se imunizar”, disse.
O presidente da Câmara, vereador Gio Krug (PSD), destacou o papel do Parlamento, enquanto poder atuante junto à sociedade, em disponibilizar seu espaço para receber os servidores e a população para receber a dose contra a gripe. “Enviamos um ofício na semana passada pedindo à secretaria de Saúde para termos a vacinação aqui na Câmara e fomos atendidos. Sabemos que a procura está baixa, mas as unidades de saúde estão atendendo, então fica o pedido que as pessoas procurem se proteger. A Mesa Diretora da Câmara fez esse pedido e agradecemos a prefeitura que disponibilizou a vacinação”. Krug relembra que o estado do Rio Grande do Sul decretou, nessa segunda-feira, emergência em saúde pública devido ao aumento nos casos de síndrome respiratória. “A gripe mata e causa transtornos à saúde pública e a melhor prevenção é a vacina. O bem coletivo tem que se sobrepor para termos o resultado desejado. Em Passo Fundo o índice de cobertura vacinal está em 40%, mas temos que aumentar esse número. Para isso, cada um precisa fazer sua parte. Nós, enquanto Legislativo, fizemos isso, trazendo a vacinação para os servidores e a população nesta tarde”, frisa.
Altair Martins é servidor público municipal e atua na secretaria da Agricultura. Ele procurou a Câmara para fazer a vacina e se proteger contra as doenças de inverno. “É muito importante disponibilizar a vacinação em um local de fácil acesso. Muitos servidores, pelo fato de não se vacinarem, acabam logo ali na frente ficando doentes e impossibilitados de trabalhar. Então, é uma necessidade de saúde que se reverte também em benefícios para o próprio funcionalismo público”, destaca.
“Dia D”
A prefeitura de Passo Fundo realizará o “Dia D” de vacinação, que será no sábado, dia 24, das 8h às 17h, onde estarão abertas as 26 salas de vacina do município. Caroline revela que as equipes da SMS estarão no Parque da Gare no sábado à tarde, das 14h até às 17h. Também são planejadas ações em empresas com mais de cem funcionários para facilitar o acesso às doses.
Foto: Comunicação Digital/CMPF
Galeria de fotos
