Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

SESSÃO SOLENE

Legislativo presta homenagem aos 60 anos da EEEM General Prestes Guimarães

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) General Prestes Guimarães, localizada no bairro São José, foi homenageada na noite desta quarta-feira (21), em Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, no Plenário Sete de Agosto. A iniciativa foi proposta pelo vereador Wilson Lill (PSB), aprovada por unanimidade pelo Parlamento Municipal, com o objetivo de prestar reconhecimento às atividades educacionais desenvolvidas pela escola, ao longo dos seus 60 anos de existência, alfabetizando milhares de crianças, adolescentes e adultos na cidade de Passo Fundo.

Antecedendo a cerimônia, um grupo de crianças do CTG Moacyr da Motta Fortes realizou apresentações artísticas para recepcionar o público presente no Plenário Sete de Agosto para prestigiar a homenagem.

Coordenando a solenidade, o presidente do Legislativo, vereador Indiomar dos Santos (Solidariedade), compôs a Mesa Oficial, acompanhado da Secretária Adjunta de Educação  Angelita Scottá, da coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Carine Weber e da professora Itatiane Chiaradia, diretora da Escola homenageada.

Abrindo os trabalhos, Indiomar reforçou a importância da homenagem, como forma de enaltecer e reconhecer as atividades educacionais promovidas pela EEEM General Prestes Guimarães, que “ao longo de seis décadas, promoveu o desenvolvimento do ensino, da disciplina e da educação de milhares de pessoas, especialmente moradores da região do bairro São José”, destacou.

Proponente da homenagem, o vereador Wilson Lill ocupou a Tribuna, oportunidade em que evidenciou sua motivação ao propor o reconhecimento à Escola. “São 60 anos de história, formando muitos cidadãos e cidadãs e, por isso, esse momento precisa ser reconhecido e marcado, pois a comunidade escolar merece, de nós parlamentares, o respeito, o reconhecimento e a valorização”, salientou. Wilson recordou um pouco da história da instituição que, no seu entendimento, “se funde com a do bairro São José, uma vez que foi responsável pela alfabetização de milhares de crianças, adolescentes e adultos, contribuindo, de forma significativa para o desenvolvimento daquela região da cidade”, reforçou. Também destacou parte da história do seu Patrono, o passo-fundense Antônio Ferreira Prestes Guimarães, político, advogado e militar brasileiro, que também exerceu a profissão de professor. Reforçou a importância da instituição para a comunidade e destacou o compromisso em busca de melhorias estruturais e o desafio de preservar o patrimônio material e imaterial que constituem a história da Escola. “Projetar o novo a partir das intenções antigas é um enorme compromisso que assumimos, em preservar a vontade do patrono General Prestes Guimarães, que desde a sua mocidade lutou pela expansão no ensino público gratuito”, finalizou.

Para eternizar o momento, os vereadores e demais autoridades presentes realizaram a entrega de uma placa em homenagem aos 60 anos da Escola Estadual de Ensino Médio General Prestes Guimarães, através da sua diretora, Itatiane Chiaradia.

Itatiane utilizou seu espaço na Tribuna para agradecer a homenagem prestada pelo Legislativo Municipal que, para ela, “representa o reconhecimento de toda a comunidade ao trabalho desenvolvido pela instituição”. Itatiane também fez uma retrospectiva da história da Escola, recordando sua origem e as conquistas alcançadas ao longo da sua trajetória. “É uma longa caminhada, onde saímos de uma escola pequenina, com apenas quatro salas de aula, para estarmos hoje com 11 salas, além de laboratórios, quadras de esportes, o que representa o crescimento da Escola, que transformou aquela comunidade do bairro São José, uma comunidade muito forte, de pessoas trabalhadoras, que é muito importante para cidade e, acompanhar essa evolução é um orgulho muito grande para nós, enquanto comunidade escolar”, salientou, evidenciando que “a homenagem é para a Escola e a Escola são os alunos, então, estamos muito felizes e empenhados por eles, pois já formamos muita gente e queremos formar mais ainda”, finalizou.

EEEM General Prestes Guimarães

A Escola Estadual de Ensino Médio General Prestes Guimarães foi criada pelo Poder Público Municipal, em 1962, tendo sido posteriormente incorporada ao Governo Estadual através do Decreto nº 576 de 04 de novembro de 1967.

Inicialmente foi instalada na Av. Padre Antônio Vieira, onde hoje está localizada a Paróquia São José, e tinha apenas quatro salas de aula e uma secretaria. Acompanhando o desenvolvimento da região, a Escola também foi sendo ampliada e, mais tarde, na década de 1980, ganhou um novo prédio, na Rua James de Oliveira Franco, 55, onde se mantém até os dias atuais, oferecendo desde o Ensino Fundamental I, o novo Ensino Médio e a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atualmente, mantém matriculados entre 500 e 600 alunos.

O Patrono da Escola, o passo-fundense Antônio Ferreira Prestes Guimarães, falecido em 19 de setembro de 1911, foi político, advogado e militar brasileiro. Filho de José Prestes Guimarães e Maria do Nascimento Rocha, neto do Capitão Manoel José das Neves e Reginalda da Silva Neves, a primeira família a chegar na futura povoação de Passo Fundo em 1827.

Foi professor e em 1864 abriu a primeira banca de advogado, já secretariando o comando da Guarda Nacional. No ano seguinte foi suplente de delegado de polícia. No período de 1870 a 1873 ocupou a segunda suplência de Juiz Municipal. Atuou como Juiz de Paz e secretário da Câmara Municipal de Passo Fundo, que presidiu entre 1883 e 1886, o que lhe dava a condição de prefeito. Foi deputado provincial nas legislaturas de 1885, 1887 e 1889, pelo Partido Liberal. Foi 1º vice-presidente da província do Rio Grande do Sul, assumindo a província interinamente de 25 de junho a 7 de julho de 1889. Participou da Revolução Federalista, tendo o comando da 1ª Divisão por um breve período, em 1894, quando foi responsável pela ocupação de Alegrete. Foi vitorioso também em 1895, contra a Divisão do Norte, agora em pleno território argentino, defendendo Corrientes.

Foto: Comunicação Digital/CMPF