AMPLA

Câmara de Vereadores sedia reunião de prefeitos da região

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo sediou, nesta sexta-feira (19), uma assembleia da Associação dos Municípios do Planalto (AMPLA), reunindo prefeitos de 21 municípios da região.  Durante o encontro, a entidade tratou assuntos referentes ao programa Geração de Receita para as prefeituras, discutiu o potencial das startups para a gestão pública e, ainda, trouxe orientações eleitorais aos gestores públicos, em função do ano eleitoral. Participaram do encontro, o presidente da Câmara Municipal, Saul Spinelli (PSB), a vereadora Ada Munaretto (PL), e os vereadores Altamir dos Santos (PDT), Alberi Grando (MDB) e Claudio Rufa Soldá (PP).

Spinelli deu as boas-vindas e reforçou a importância da Câmara em participar e fomentar a discussão de temas de interesse regional. “Passo Fundo já é o segundo PIB do Estado, mas não de forma isolada. Somos o segundo PIB do Estado por conta da força regional e de cada município que impulsiona a economia da região. Parabenizo a AMPLA e os prefeitos que aqui estão e que, efetivamente, fortalecem a Associação e a união de todos, convergindo para grandes resultados. Gratidão a vocês, contem sempre conosco, com nossos vereadores e com a estrutura dessa Casa”, destacou o parlamentar.

Spinelli ainda reforçou o convite para a Audiência que será promovida pela Câmara. “Dia 30 de abril vamos fazer uma reunião com propostas para que o edital do bloco 2 das concessões de rodovias contemple os interesses dos municípios. Nós temos obrigação de construir isso para o futuro e, vamos construir através da AMPLA, através do diálogo coletivo e da responsabilidade com o crescimento regional. A nossa economia só é grande porque que dialoga com a região, que contempla cerca de dois milhões de pessoas”, reforçou Spinelli, que também destacou e agradeceu o Assessor Especial do Governo do Estado, Mateus Wesp, “que está nos ajudando a articular essa reunião, que contará com a presença do secretário de Parcerias e Concessões do Estado, Pedro Capeluppi”, finalizou.

De acordo com o presidente da AMPLA e prefeito de São Domingos do Sul, Fernando Perin, a assembleia foi realizada na Câmara de Vereadores, excepcionalmente, devido às obras que estão acontecendo na sede da Associação, junto à UPF. Perin agradeceu a hospitalidade do Parlamento. “Nossa gratidão ao presidente Spinelli e a todos os servidores que nos proporcionaram uma excelente estrutura para a realização da nossa reunião mensal, que tratou de temas importantes como a busca de recursos para a gestão pública, iniciativas na área tecnológica e também questões envolvendo o período eleitoral que se aproxima”, salientou.

Audiência

A Audiência promovida pela Câmara que irá tratar sobre o edital para a concessão do bloco 2 de rodovias do Programa RS Parcerias, acontece no próximo dia 30 de abril, às 9h, no Plenário Sete de Agosto. Em pauta estará a ERS 324, que liga os municípios de Passo Fundo a Nova Prata, passando por cidades como Marau, Vila Maria e Casca, dentre outras, e a ERS 129, que interliga cidades como São Domingos do Sul, Vanini e Guaporé.