NOTÍCIA
CONFERÊNCIA
Cidade educadora e Década do trânsito pautaram o primeiro dia

A Conferência Municipal em Defesa do Trânsito Seguro iniciou nessa quinta-feira (26) e segue até amanhã (27), no Centro de Evento da UPF. Na tarde de hoje , o palestrante Marcio Taschetto da Silva, abordou o tema: Cidade Educadora, com mediação do vereador Pe. Wilson Lill.
Taschetto destacou que as questões sobre as cidades passa pela discussão de grandes questões que envolve o dia a dia das pessoas, e entre estas, está o trânsito. “O cenário desafiador da cidade passa pelo sentir e pensar a como núcleo desafiador de mudanças das nossas vidas, o trânsito serve para contextualizar esses problemas e nos força a soluções que não podem ser pontuais, pois ações pontuais não resolvem os grandes problemas da cidade, como o trânsito”, destaca o palestrante. Ainda destacou a importância da educação fomentar tais mudanças.
A segunda palestra da tarde iniciou com a temática “ Bases sólidas dos pilares da década mundial em segurança em trânsito, com a palestrante, Raquel Rubio. A palestrante iniciou a fala diferenciando acidente de incidente, “ acidente é quando envolve ações da natureza, raio ou árvore que atinge o veículo, os demais são incidentes, onde o sujeito assume o risco, e em Passo Fundo no ano passado foram registrados 2 mil e 900 “incidentes” de trânsito na cidade”, alertou Raquel. Levantou ainda várias estatísticas sobre mortes no trânsito buscando uma reflexão da necessidade de mudanças de atitudes em relação ao trânsito de uma maneira global. A palestra foi mediada por Natalia Bergonsi Tussi.
A participação do público nas duas palestras foi incisiva quanto as ações efetivas a serem implementadas para mudar o atual quadro da mobilidade urbana na cidade.
A programação segue à noite e amanhã durante todo o dia.
Galeria de fotos
