GRANDE EXPEDIENTE

Luiz Miguel destaca projetos para construção de novas escolas

No início da Sessão Plenária desta segunda-feira (10), o vereador Luiz Miguel Scheis (PDT) foi o proponente do Grande Expediente. Na tribuna, o parlamentar abordou a inclusão por parte do Ministério da Educação e Cultura (MEC), de dois documentos que tratam da construção de escolas no Município. Ele ainda tratou de alguns temas que são demandas da população.

Luiz Miguel iniciou seu pronunciamento enfatizando o encaminhamento junto à Câmara Federal do pedido de construção de duas instituições de ensino. Uma delas será uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), que se instalará no bairro São Cristóvão. Ela terá capacidade de receber 195 crianças, desde o berçário até a pré-escola. Ela será erguida na Área do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, sendo esta uma reivindicação de longa data da Cooperativa Conquista.

A outra proposição apresentada diz respeito à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arlindo de Souza Mattos, que será na Vila Mattos. A instituição não possui um espaço que abrigue os alunos para as atividades físicas e culturais em dias de chuva, um problema principalmente nos meses de inverno. Desse modo a verba será destinada para a construção de um ginásio que atenda esta demanda.

O vereador afirma que essas solicitações não são fruto de uma pessoa apenas, mas de um conjunto de esforços. “Isso foi fruto da união do Executivo e Legislativo Municipal, além do Legislativo e da União Federal. É resultado de uma soma de forças”, destaca. Ele também enaltece o fato de essas obras representarem um ganho para o município. “Serão um grande feito para Passo Fundo, para a administração municipal, à Secretaria de Educação e para a Câmara Municipal”, completa.

Em seguida, Luiz Miguel abordou temas que mobilizam a comunidade, dentre eles a ciclovia da avenida Presidente Vargas. Ele se manifestou favorável à recente obra concluída, no entanto reiterou quanto ao estreitamento da via, o que, segundo ele, provoca grandes dificuldades de tráfego em dias chuvosos. Ele aproveitou o espaço para deixar sugestões para solucionar esta dificuldade. “A sincronização dos semáforos é um caminho. Também a pavimentação de algumas vias de acesso para a avenida. Isso não é uma crítica, são apenas sugestões para a solução do tráfego no local”, ressalta.

Ele comentou sobre a população encaminhar as demandas para a Câmara e da cobrança para as suas resoluções. “Nós, os vereadores, somos o elo de ligação com o Executivo. Temos as lideranças comunitárias que recebem os moradores e trazem as demandas, que geram as proposições”, enfatiza.

O vereador ainda mencionou as academias ao ar livre, que segundo ele, algumas delas estão “estragadas”. Ele destacou que grande parte dos instrumentos destes locais se encontram danificados, ou em mau estado de conservação. “A situação é muito preocupante, a ponto de alguns destes estarem prontos para serem roubados. É necessário que a secretaria encarregada da manutenção trate deste tema o quanto antes”, declara.

Foto: Comunicação / Câmara de vereadores