GRANDE EXPEDIENTE

Colussi prestigia Rádio Uirapuru por seu aniversário

Ao final deste mês de novembro, mais precisamente no próximo dia 26, a Rádio Uirapuru completará 37 anos de existência, sendo um veículo de comunicação com muito destaque na cidade e na região norte do Estado. Somado a isso, o Dia do Radialista é celebrado na data de hoje, 7 de novembro. Com isso, o vereador Rafael Colussi (DEM) fez uso do Grande Expediente da Sessão Plenária desta quarta-feira para prestar tributo à empresa.

Colussi sublinhou a grande relevância que a Rádio possui atualmente, devido ao seu diálogo constante com os ouvintes. Ressalta, no entanto, que esse mérito é fruto de uma conquista do veículo junto à comunidade. “A população de Passo Fundo passou a ter um canal onde pudesse expressar suas dificuldades, suas necessidades, fazendo as suas reivindicações, priorizando, assim, o conceito fundamental da emissora, que é o ‘canal aberto ao ouvinte’”, destaca.

Para abordar grande parte da história da Uirapuru, o parlamentar citou alguns nomes que marcaram época nas locuções de programas e nas reportagens. Foram mencionados Flávio Ferlin, Dirne Terezinha, Júlio Rosa, que foi vereador da Casa, condecorado vereador emérito, e pai do parlamentar Ronaldo Rosa (SD) e Altair Carlos Colussi, pai do vereador Rafael. Além deles, também foram lembradas pessoas de passagem marcante, como Dino Rosa e o vereador Luiz Miguel Scheis (PDT), além de nomes que até hoje atuam na empresa, como José Poitevin Gomes (JG), Ieda Almeida, Valdir Mello, dentre outros locutores.

Em um tom emotivo, Colussi trouxe a memória de seu pai, Altair, ao salientar que ele havia sido incumbido pelos fundadores de montar a rádio e a escolher os comunicadores, para compor a equipe. Ele também foi o locutor do programa “Gente da Noite”, que ia ao ar da meia-noite até às cinco da manhã.

Outro aspecto enaltecido pelo vereador, foi a programação em tempo integral implantada desde o primeiro dia de atividade da emissora, o que não era a prática naquele período. “Isso era um enorme desafio na época de se ter uma programação 24 horas por dia, pois na época não era o que acontecia”, salienta.

Colussi concluiu a honraria frisando os aspectos da Rádio Uirapuru que a norteiam, como a transmissão dos fatos in loco, a prestação de serviços e o espaço aberto para manifestações dos ouvintes. Pela representatividade que a emissora conquistou junta à comunidade e à região norte do Estado, além da parte afetiva, ele definiu a ocasião. “Não se trata de uma simples homenagem, mas sim de um reconhecimento”, afirma.

Sobre a Rádio

A Rádio Uirapuru foi ao ar pela primeira vez nas primeiras horas do dia 26 de novembro de 1981, tendo como seus fundadores os médicos Luiz Fragomeni e Bruno Markus e o comendador Thadeu Nedeff. A escolha do nome seguiu um critério estabelecido pelos mentores da emissora: devia ser algo que remetesse à cultura brasileira. Então, eles chegaram ao nome “Uirapuru”, que em Tupi significa “pássaro que canta forte”. Esta tradução foi ao encontro da proposta firmada por eles ao inaugurarem a rádio.

A emissora se estabeleceu com base em princípios como o de tocar apenas música brasileira, sem concessões a material estrangeiro, nem a enlatados, que é como são chamados os programas gravados vindos de outro local, apenas para serem reproduzidos. Também, a fidelidade quanto ao contato direto com a audiência, sob o jargão “canal aberto ao ouvinte”, que foi transformado em conceito de programação. Por meio disto, ela foi obtendo destaque na prestação de serviços, onde os ouvintes entravam em contato para denúncias sobre irregularidades, reclamações sobre algum serviço, sugestões, elogios, além de anúncios de itens que a pessoa pretendia vender.

Com o passar do tempo, a empresa foi se fortalecendo e conquistando mais espaço no “dial” do ouvinte. Além da frequência AM 1170, ela possui a FM 102.5. A partir de 1990, a Uirapuru, em parceria com a Rádio Gaúcha de Porto Alegre, passou a integrar a Rede Gaúcha Sat. Atualmente, somando às mídias tradicionais, ela transmite sua programação via site e aplicativos.

Foto: Amanda Peres / Comunicação / Câmara de vereadores