Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

VEREADOR EMÉRITO

Foto: Heloisa Almeida - Vereador Emérito

Heloisa Almeida - Vereador Emérito

HELOISA GOELZER DE ALMEIDA - Vereadora na 8ª Legislatura, 31/01/1977 a 31/01/1983.


Nasceu em Passo fundo, Rio Grande do Sul, dia 17 de março de 1927. Servidora Pública Federal. Eleita pelo Movimento Democrático Brasileiro para a 8ª Legislatura foi 3ª Secretária da Câmara no biênio 1981/1983. Foi Presidente da Comissão de Legislação e Redação (CLR) e membro titular da Comissão de Obras Públicas e Nomenclatura de Ruas (COPNR). Devido à volta do pluripartidarismo em 1980, optou pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro.


No ano de 1972, recebeu um ofício assinado pelo Diretor da Escola Normal “Oswaldo Cruz”, hoje Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro de Passo Fundo, Dr. Jesus Almeida, no qual levava ao conhecimento da mesma que a contagem de votos havia acusado seu nome como vencedora da eleição para Presidente do Círculo de Pais e Mestres da Escola Normal Osvaldo Cruz e Colégio Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro. Em 1976 foi eleita Vereadora com expressiva votação, obtendo 696 votos. Fez parte da Mesa Diretora da Câmara Municipal como 3ª Secretária entre 1977 e 1980 e como 2ª Secretária entre os anos de 1981 e 1982. Desenvolveu inúmeros trabalhos legislativos, mas destacou-se na luta pela solidariedade em prol dos necessitados, sendo a porta-voz dos excluídos em seu mandato.


A Vereadora iniciou uma campanha na Câmara de Vereadores pela anistia ampla e irrestrita a favor dos brasileiros perseguidos pelo regime militar implantado em 1964. Nessa leva de brasileiros incluía-se o passo-fundense João Carlos Bona Garcia que estava exilado na França. A Sra. Heloísa conclamou não só à Câmara de Vereadores, mas a todas as instituições e à população em geral para se integrarem ao comitê unitário de luta pela anistia, oficializando, dessa maneira, o início da campanha em Passo Fundo.


Foi referência na luta pela vida e no combate a fome e a miséria de nosso povo com o “Comitê da Cidadania de Combate à Fome e à Miséria”.


Vereador Emérito 2003 – Resolução 019/2003.