GALERIA
Solene CTG Lalau Miranda
A Câmara Municipal de Vereadores realizou nesta terça-feira (12) uma Sessão Solene em homenagem aos 70 anos do CTG Lalau Miranda. A iniciativa foi do presidente da Câmara, vereador Evandro Meireles (PTB), com o objetivo de prestar reconhecimento às atividades promovidas pela entidade que por sete décadas contribuindo para a preservação da cultura gaúcha e defesa do tradicionalismo em Passo Fundo.
A Sessão Solene contou com a presença de diversas autoridades, participaram da mesa oficial, o Secretário Municipal de Inovação e Captação de Recursos, Henrique Fonseca, o presidente da 7ª RT, Verceli de Oliveira, a patroa do CTG, Eliane Reolon.
O presidente do Legislativo iniciou seu discurso, lembrando que o CTG Lalau Miranda, é um dos Centros de Tradições Gaúchas, mais antigos do Rio Grande do Sul, completando 70 anos de fundação.
Meireles fez um breve apanhado histórico, informando que em 1952, após a ação de oito jovens alunos do Colégio Júlio de Castilhos ganhar força e expressão regional, um grupo de passo-fundenses liderados por Antônio Donin e outras personalidades de destaque, iniciaram as tratativas para dar sequência às ideias surgidas na Capital e decidiram que, se Porto Alegre tinha criado um centro de tradições, Passo Fundo também poderia.
Em 24 de março de 1952 fundaram o CTG Lalau Miranda, para homenagear Estanislau de Barros Miranda, popularmente chamado de Lalau Miranda, filho do presidente do Conselho Municipal de Passo Fundo. “Portanto há 70 anos, escreveu-se na história do Movimento Tradicionalista Gaúcho uma das páginas mais importantes para o Norte do Estado, a fundação oficial o Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda”, salientou Meireles. O primeiro Patrão do CTG foi o jornalista Múcio de Castro. A entidade mantém, atualmente, cinco invernadas de danças tradicionais, vários departamentos artísticos com competidores individuais e dois quadros de laçadores vinculados.
Para concretizar e eternizar a homenagem, os vereadores realizaram a entrega da Placa de Honra ao Mérito ao Lalau Miranda, recebida pela patroa Eliane em nome da entidade.
A patroa enalteceu a importância do reconhecimento, destacou o trabalho da patronagem e de todos que ao longo de sete décadas contribuiram para tornar o CTG do tamanho que é. Enfatizou que uma entidade do tamanho do Lalau não podia ficar com as portas fechadas e a vacinação centralizada do CTG possibilitou a oportunidade abrir as portas e acolher a comunidade. Eliane disse estar orgulhosa por estar à frente do CTG neste momento histórico e por ser a primeira mulher à frente da entidade.
Fotos: Comunicação Digital/CMPF