Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

GALERIA

  • 132_WhatsAppImage2022-07-19at10.09.10(5).jpeg
  • 132_WhatsAppImage2022-07-19at10.09.10(4).jpeg
  • 132_WhatsAppImage2022-07-19at10.09.10(2).jpeg
  • 132_WhatsAppImage2022-07-19at10.09.10(1).jpeg
  • 132_WhatsAppImage2022-07-19at10.09.10(3).jpeg

Sessão Solene Rotary Club de Passo Fundo Planalto Médio

Na noite desta segunda-feira (20), a Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene para homenagear o Rotary Club de Passo Fundo – Planalto Médio por seus serviços prestados em aspectos sociais e humanitários para a sociedade passo-fundense e da região. A iniciativa em conceder a homenagem partiu da Mesa Diretora da Casa e contou com a presença dos demais parlamentares, de autoridades, de rotarianos e de representantes da comunidade no Plenário Sete de Agosto. Compondo a Mesa Oficial, juntamente com o presidente da Câmara, vereador Evandro Meireles (PTB), o Secretário Municipal de Planejamento, Giezi Schneider, a Governadora do Rotary - Distrito 4700, Evanisa Fátima Quevedo Melo e seu esposo, José Humberto Quevedo Melo.

O presidente da Câmara, vereador Evandro Meireles (PTB), comandou a cerimônia reforçando a relevância da entidade por seus serviços humanitários prestados à toda a sociedade por meio de projetos e ações, que impactaram na população e contribuíram na transformação das comunidades nas quais os rotarianos atuam.

Ocupando a tribuna, relatou um breve histórico do Rotary, lembrando que “é um clube de profissionais que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Eles prestam serviços voluntários, não remunerados, em favor da sociedade como um todo ou, em casos específicos, de pessoas necessitadas, assim como entidades que atuam também em favor de desamparados. São voluntários que se reúnem para desenvolver projetos à comunidade”, salientou, evidenciando que “para resolver problemas reais, é preciso compromisso, visão e pessoas que entram em ação. E é dessa forma com dedicação, energia e inteligência, que os associados ajudam a humanidade há mais de 116 anos, por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, estão sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor”, complementou, parabenizando a entidade pelo trabalho social e comunitário realizado no mundo todo.

Para concretizar e eternizar a solenidade, os vereadores e demais autoridades presentes realizaram a entrega da placa em homenagem ao Rotary Club de Passo Fundo – Planalto Médio. Ela foi entregue à governadora do Distrito 4700, Evanisa Fátima Reginato Quevedo Melo, representando a entidade.

Após o ato de entrega, Evanisa foi à tribuna para sua fala, em que destacou o trabalho do Rotary no mundo todo, evidenciando que se trata “de uma grande instituição, onde trabalhamos com projetos humanitárias, com sete áreas de enfoque, entre elas a saúde, educação, meio ambiente, desenvolvimento econômico e comunitário, recursos hídricos, saneamento e dentro desses projetos, cada clube desenvolve ações, algumas mais pontuais dentro da própria cidade ou mais abrangentes, que a gente chamamos de projetos de subsídios globais, que são projetos onde temos o aporte financeiro da Fundação Rotária, que é o nosso braço forte financeiro, que nos permite realizar várias ações”, compartilhou. Evanisa também destacou a atuação nas comunidades carentes, onde os associados fazem trabalho voluntário, “através do banco de cadeira de rodas, entrega de cestas básicas e de agasalhos, então, estamos sempre muito envolvidos e sempre que nos chamam e a gente pode ajudar, a gente fica à disposição para trabalhar e fazer o bem”, complementou, agradecendo a Câmara Municipal pela homenagem. “Ficamos muito felizes de receber essa homenagem do Legislativo, que representa o reconhecimento da comunidade pelo nosso trabalho. Estamos sempre à disposição para que possamos seguir realizando mais atividades em conjunto”, finalizou.

Rotary Club de Passo Fundo – Planalto Médio

O Rotary é uma organização internacional com clubes nos seis continentes, tendo associados em todos os lugares, trabalhando para resolver os maiores desafios do mundo. Atualmente, os associados têm um longo histórico de trabalhos sociais, atendendo às necessidades de suas comunidades e do mundo todo com projetos e ações, ao longo dos seus 117 anos. Os seus principais lemas são: “Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve” e “Dar de Si Antes de Pensar em Si”.

Um dos maiores projetos é a erradicação da Poliomielite. O clube entrou nessa luta em 1979, com um projeto para imunizar seis milhões de crianças nas Filipinas. Em 1988, a doença assolava 125 nações; hoje, apenas dois países continuam endêmicos.

O Distrito 4700, homenageado da noite, engloba 171 municípios e envolve mais de 2000 pessoas atuando e fazendo o bem para as comunidades.

A entidade se destaca por suas ações de cunho social e humanitário, como por exemplo, a elaboração e execução de projetos de subsídio global com a Fundação Rotária, que aqui para Passo Fundo, já trouxe duas ações efetivas. Um deles, durante a pandemia, quando adquiriu equipamentos para um Laboratório de diagnóstico do Covid da UPF – projeto salvando vidas junto a UPF e o outro, mais recente, um projeto para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), através da compra de um equipamento para o setor de oncologia infantil.

Foto: Comunicação Digital