Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

GALERIA

  • 133_WhatsAppImage2022-07-19at10.42.56.jpeg
  • 133_WhatsAppImage2022-07-19at10.13.30.jpeg
  • 133_WhatsAppImage2022-07-19at10.47.11.jpeg
  • 133_WhatsAppImage2022-07-19at10.48.03.jpeg
  • 133_WhatsAppImage2022-07-19at10.44.04.jpeg
  • 133_WhatsAppImage2022-07-19at10.44.04.jpeg

Sessão Solene 60 anos da Cáritas

O Legislativo Municipal realizou na noite desta quarta-feira (22) uma Sessão Solene em homenagem a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, em reconhecimento aos seus 60 anos de forte atuação na assistência social, na defesa dos direitos humanos e no desenvolvimento solidário e sustentável de políticas públicas. A proposta foi uma iniciativa do vereador Israel Kujawa (PT), aprovada por unanimidade por todos os demais parlamentares.

Compondo a Mesa Oficial, o presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Meireles (PTB), acompanhado do vice-prefeito João Pedro Nunes (MDB), representando o Executivo Municipal, a coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Carine Weber, e os representantes da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, o Coordenador Luiz Costella, a Diretora Maria Isabel Teixeira da Silva e o Presidente de Honra, Arcebispo Dom Rodolfo Luiz Weber.

Coordenando a solenidade, Meireles reforçou a finalidade de homenagear a instituição, evidenciando “os importantes serviços prestados, através de projetos sociais, geração e complementação de renda, no associativismo e na economia solidária, também no segmento da educação para a solidariedade, apoio e resgate de populações em situação de rico e exclusão social, também na promoção da saúde alternativa e preventiva, no meio ambiente e na reciclagem”, salientou.

Ocupando a tribuna, o vereador proponente da Sessão Solene, Israel Kujawa, falou da importância da homenagem, que significa a valorização e o reconhecimento do trabalho da Cáritas, que atua em mais de 200 países, “promovendo conexões e reconexões humanas, construindo um novo ciclo, onde a caridade, a solidariedade, o amor, a alimentação, a habitação e a educação tem centralidade na cultura digital”, salientou. Destacou que a iniciativa de homenagear a Cáritas está em sintonia com os temas que decidiu priorizar durante sua atuação no Legislativo. “Quando chegamos a Câmara, escolhemos algumas temáticas que seriam priorizadas para debater nesse espaço, e um deles é a renda, a forma como lidamos com o meio ambiente, com os resíduos que nós produzimos, a educação, a evolução humana, e avaliando o contexto, a Cáritas simboliza em Passo Fundo, através dos seus 60 anos de trabalho, as ações que a gente acredita, que é olhar para as pessoas, apontar caminhos para elas buscarem a evolução individual, comunitária, a renda e a própria sobrevivência”, enfatizou, reforçando que a Cáritas tem feito um papel muito importante, através da ligação com as cooperativas de recicladores, que faz um trabalho tão importante, que precisa ser valorizado pela sociedade como um todo e pelo poder público. Então, essa homenagem, é uma forma de reconhecer a Cáritas, e reconhecer, sobretudo, o trabalho que ela vem desenvolvendo” finalizou.

Como forma de eternizar a cerimônia, os vereadores e demais autoridades presentes realizaram a entrega da placa em homenagem a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, através dos representantes da instituição, presentes na solenidade.

Em nome da Cártias, Costella ocupou a tribuna, oportunidade em que agradeceu o reconhecimento prestado pelo Legislativo, o qual, salientou, “recebemos com surpresa e gratidão, mas a Cáritas merece, por todas as centenas de pessoas que já passaram pela instituição, pelo trabalho que desenvolve ao longo dos anos, um trabalho de transformação social e de engajamento comunitário”, evidenciou. Costella, que é colaborador da Cáritas há cerca de 30 anos, também relembrou a história e a importância da entidade na vida das comunidades. “É uma história muito linda, de uma organização que sempre trabalhou na questão da solidariedade entre as pessoas, buscando isso através dos grupos, das comunidades, de várias formas, porque ela não tem uma única função, já que a Cáritas existe para estar presente onde precisa estar. Então, conforme as necessidades vão mudando, a Cáritas vai se adaptando e ajudando os movimentos que mais tem necessidade naquele determinado momento histórico”, enfatizou.

Presente na solenidade, o Presidente de Honra da Cáritas, o Arcebispo Dom Rodolfo Luiz Weber também agradeceu a homenagem prestada pela Câmara de Vereadores, salientando que “reconhecimento é sempre fundamental, como primeira atitude de gratidão e quando uma instituição se prolonga no tempo, mostra que houve um cuidado, houve uma renovação, se manteve o foco, a direção, então, o reconhecimento público da sociedade, é importante para nós, para fortalecermos esse trabalho e darmos continuidade a ele”, destacou.

 

Cáritas Arquidiocesana

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo é uma entidade de assistência social que atua há 60 anos na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento solidário e sustentável, na perspectiva de políticas públicas, com uma mística ecumênica. Seus agentes trabalham junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social e muitas vezes atuam em parceria com outras instituições e movimentos sociais.

Fundada no Brasil em 1956, a Cáritas atua em 12 regionais, através de 176 entidades membro (Cáritas Diocesanas). Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Cáritas deu seus primeiros passos em 1962, embora tenha sido oficializada apenas 10 anos depois.

No início da sua história, trabalhava com a distribuição de alimentos, agasalhos e a formação de profissionais. Logo, partiu para projetos comunitários, geração de trabalho e renda, associativismo, cooperativismo, formação de equipes de trabalho, entre outros. Atualmente, desenvolve suas ações de forma planejada, organizando e monitorando seus programas de ação. Prioriza os trabalhos através dos grupos de mulheres, na Economia Popular Solidária, no atendimento emergencial e com as associações de recicladores e recicladoras, e agroecologia. Busca, assim, ajudar na garantia de trabalho e renda, alimentação e saúde, preservação ambiental e combate à exclusão social, priorizando sempre a construção da solidariedade e cidadania.

Sua atuação na construção e proposição de Políticas Públicas e controle social está presente em vários Conselhos Paritários distritais, municipais e regionais, nas áreas de Assistência Social, Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Meio Ambiente, Direitos das Pessoas com deficiência, Criança e Adolescente, Habitação, e Direitos da Mulher; além de integrar vários fóruns representativos da sociedade civil, como o Fórum Regional de Economia Popular Solidária, Fórum Municipal de Saúde, Fórum das Pastorais Sociais, e participação essencial no projeto TransformAção.

Desde o ano 2000 a Cáritas administra o Fundo Diocesano de Solidariedade, que apoiou, neste período, 246 projetos sociais nas áreas da: geração e complementação de renda, associativismo e economia solidária, educação para a solidariedade, apoio e resgate de populações em situação de risco e exclusão social, promoção da saúde alternativa e preventiva, emergências, meio ambiente e reciclagem.

Foto: Comunicação Digital/CMPF