GALERIA
Homenagem aos 15 anos do Projeto TransformAção
O Legislativo Municipal realizou, na noite desta terça-feira (12), uma Sessão Solene em homenagem aos 15 anos do Projeto TransformAção, atuando na área social e ambiental, promovendo práticas de solidariedade e de inclusão, estimulando a recuperação e a conscientização pela conservação do meio ambiente. A proposição foi de autoria da vereadora Eva Valéria Lorenzato (PT), aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.
Compondo a Mesa Oficial, representando a presidência do Legislativo, vereador Wilson Lill (PSB), o vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes (MDB), o Secretário Municipal de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli e a Presidente das Associações do Projeto TransformAção, Irmã Silvania Ioner.
Lill abriu a cerimônia, destacando a importância da homenagem ao Projeto, através de todas as pessoas e entidades envolvidas, “pelo trabalho que realiza no campo da educação ambiental, do cooperativismo, no desenvolvimento da convivência das crianças e adolescentes, e no fortalecimento das políticas públicas do município. Este projeto faz a diferença, especialmente na Vila Popular e arredores”, reiterou.
Proponente da homenagem, a vereadora Eva Valéria Lorenzato ocupou a tribuna, oportunidade em que relembrou a origem e trajetória do Projeto TransformAção, desde sua formação, em 2007, passando pela criação da Associação, em 2010, realizando um trabalho de cuidado com a vida humana e com o meio ambiente. “Em seus 15 anos, o Projeto TransformAção alcançou reconhecimento por sua ação transformadora na comunidade, contando hoje com uma ampla rede de parceiros, que envolve pessoas físicas e jurídicas, instituições de ensino, condomínios, empresas, entidades sociais e poder público, que buscam educar para uma convivência sadia do ser humano com a natureza, ajudando na construção de alternativas de preservação do meio ambiente, diminuindo o impacto ambiental em nosso meio e ajudando na geração de renda e inclusão social de diversas famílias por meio de trabalho digno e sustentável”, salientou Valéria, lembrando que, “dezenas de pessoas desenvolvem suas atividades nas cooperativas de trabalho assessoradas pela entidade, gerando renda e inclusão social e econômica aos catadores e catadoras de Passo Fundo, sendo que, em média, 130 mil quilos/mês de resíduos são triados pelas cooperativas de catadores de Passo Fundo”. Eva Valéria informou que o projeto faz parte de sua vida, “foi muito marcante a vivência no espaço do Projeto, especialmente, quando descobri que praticamente todas as cooperativas são coordenadas por mulheres, por mulheres negras, por mulheres que sofrem e na maioria são chefes de famílias e tiram sua renda da reciclagem. É um espaço importante de dignidade, de vida, onde as pessoas vivem de forma coletiva, e naquele momento me comprometi que os recicladores teriam vez e voz na Câmara de Vereadores e aqui estou e fazendo esta homenagem”, ponderou a parlamentar. Eva Valéria encerrou parabenizou todos os envolvidos pela manutenção do projeto e desejou vida longa ao TransformAção.
Para concretizar e eternizar o momento, os vereadores e autoridades presentes realizaram a entrega de uma placa em homenagem aos 15 anos do Projeto TransformAção.
A Irmã Silvania Ioner, falando em nome do Projeto fez um breve histórico dos 15 anos de existência e destacou que “transformar, formar e agir são os três verbos que formam a palavra TransformAção, e desde a formação é mantido pela ação solidaria de entidades e de vários parceiros engajados e comprometidos conosco nesta construção. O projeto concretiza o cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. Obrigado por estarem conosco nesta caminhada, neste trabalho que é sério, comprometido e solidário”. Ao finalizar agradeceu a vereadora pela homenagem, “uma mulheres engajada que também é parceira em nossas ações. Conte conosco para defender e construir bandeiras em prol de políticas públicas. Fica a certeza que seguiremos decididos marcar o tempo e o município de Passo Fundo com nossas ações”, concluiu a Irmã.
Projeto TransformAção
O Projeto TransformAção nasceu em 2007, inspirado nos ideais da Campanha da Fraternidade daquele ano, cujo tema era a Amazônia e provocava na comunidade práticas de solidariedade com os povos que lutam para preservar as condições de vida e, ao mesmo tempo, estimular iniciativas que enfrentam os desafios de recuperar as condições ambientais nas demais regiões do país e do mundo. Considerando a realidade local, surgiu a ideia de mobilizar pessoas e instituições para desenvolver atividades de preservação do meio ambiente e de inclusão social junto aos quase 1.500 catadores de resíduos recicláveis individuais que dividiam as ruas de Passo Fundo, e, assim, nasceu o Projeto TransformAção.
Em 2010, nasceu a Associação de Entidades do Projeto TransformAção, uma instituição sem fins lucrativos engajada nas causas social e ambiental, composta pela Associação Maria Auxiliadora, Cáritas Arquidiocesana, Congregação de Nossa Senhora, Congregação Missionária Redentorista e Missionários da Sagrada Família.
Ao longo dos seus 15 anos de existência, sempre inspirado pelo slogan ‘Cuidar da vida, cuidar da natureza, cuidar das pessoas’, o Projeto TransformAção vem desenvolvendo ações de formação e conscientização sobre o meio ambiente e sua preservação; assessoria às cooperativas e/ou associações que geram emprego, renda e inclusão social, através da reciclagem e economia solidária; proporcionando espaços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; e ajudando na construção de políticas públicas para o município de Passo Fundo.
Foto: Comunicação Digital/CMPF