GALERIA
Sessão Solene
HOMENAGEM À FACULDADE DE ARTES E COMUNICAÇÃO DA UPF
A Câmara Municipal de Vereadores realizou Sessão Solene na noite desta quinta-feira (15) em que prestou reconhecimento à Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) da Universidade de Passo Fundo (UPF) pelos seus 70 anos de fundação. A entidade recentemente foi reformulada e denominada Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC). O reconhecimento prestado foi iniciativa do vereador Michel Oliveira (PSB). Nesta oportunidade, a cerimônia foi acompanhada por parlamentares, além de representantes acadêmicos, estudantis e de entidades culturais.
O vice-presidente da Câmara, vereador Gio Krug (PSD), coordenou a solenidade, que ainda teve na Mesa Oficial o pró-Reitor Acadêmico da UPF, Edison Alencar Casagranda, a secretária adjunta municipal de Cultura, Magda Cavalheiro, e o professor Luiz Marcelo Darroz, representante do IHCEC.
Gio Krug destacou a relevância da homenagem por se tratar de uma instituição com muitos serviços prestados na área educacional e outras ações. “A FAC promoveu o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus estudantes, colaborando para o progresso e desenvolvimento de Passo Fundo e de toda a região, com impactos positivos na educação e na cultura de toda a sociedade”, colocou.
O vereador Michel, enquanto proponente, salientou a importância em valorizar o trabalho desenvolvido pela instituição e seus reflexos na comunidade. “Os cursos disponibilizados pela FAC à comunidade vem formando pessoas para o mercado de trabalho ao longo dos seus 70 anos, assim contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou.
Michel ainda pontuou a relevância do trabalho social desempenhado pela entidade, em conjunto com a UPF, visando o aspecto humano dos estudantes. “Os alunos da UPF, e da FAC em especial, sempre contribuíram para as iniciativas de cunho social, bem como a própria Faculdade tem sua função social para com os alunos. Sua missão é preparar os estudantes com cidadania, atuando como agentes de uma sociedade melhor. A Casa Legislativa tem como dever prestar esse reconhecimento à FAC, atual IHCEC”, relatou.
Após isso, para concretizar a ocasião, os vereadores presentes, acompanhados dos componentes da Mesa Oficial, realizaram a entrega da placa de Honra ao Mérito ao professor Darroz como forma de reconhecimento pelas ações desenvolvidas em prol do desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes atendidos pelo Instituto, nas áreas da educação e da cultura.
Com a placa recebida, o professor Darroz foi à tribuna e cumprimentou a Casa Legislativa pela oportunidade além de sublinhar a importância em reconhecer a entidade enquanto formadora. Ele ainda lembrou sobre as origens da instituição com seus primeiros cursos e seu desenvolvimento até chegar à incorporação junto à UPF.
Darroz frisou sobre a atual IHCEC herdar os princípios trabalhados e aprimorados desde a Faculdade de Artes e Comunicação, enfatizando seu papel. “Este instituto tem como missão, desde sempre, produzir e aprimorar conhecimentos que promovam a melhoria da qualidade de vida e formar cidadãos competentes, com postura ética e humanista e preparados para atuarem como agentes de transformação. Que venham outros 70 anos com muitas alegrias, e repletos de muita arte, humanidade e bondade”, completou.
Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) / Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC)
O Conservatório Municipal de Música e a Escola de Belas Artes foram fundados em 1952 no município e logo iniciaram suas atividades. Já em 1955, estas instituições se fundem e passam a atuar juntas no Instituto de Belas Artes (IBA). Em junho de 1957 ocorre a Integração do IBA com a Sociedade Pró-Universidade de Passo Fundo. Com a fundação da UPF, em 1968, os cursos se solidificam até que os cursos de Comunicação (Jornalismo; Publicidade e Propaganda) são integrados aos que já eram ensinados no Instituto de Arte em 1996, assim sendo criada a Faculdade de Artes e Comunicação (FAC). Com o tempo, a FAC incorporou outros cursos em sua estrutura.
Em julho de 2022, a UPF passou por uma reestruturação em seus setores e a FAC passou a se chamar Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), que atualmente conta com 26 cursos de Graduação, 19 cursos de Especialização/MBA, além de oito cursos de Mestrado e Doutorado, bem como oferece vários cursos de extensão.
Na ocasião desta solenidade, foi feita uma exibição de trabalhos realizados por alunos da disciplina de Infogravura, da professora Me. Fabiana Beltrami, do curso de Artes Visuais da IHCEC, com material do Projeto de Extensão Comsaúde, coordenado pelas professoras Drª Cristiane Barelli e Me. Fabiana Beltrami. Antes da solenidade, alunos do curso de Música da atual IHCEC fizeram uma breve apresentação com os grupos de Percussão e Jazz.
Foto: Comunicação Digital / CMPF