Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

GALERIA

  • 143_20221229_172928.jpg
  • 143_20221229_181612.jpg
  • 143_20221229_181726(0).jpg
  • 143_IMG_0211.JPG
  • 143_20221229_174812.png
  • 143_IMG_0242.JPG
  • 143_IMG_0300.JPG
  • 143_IMG_0326.JPG
  • 143_IMG_0280.JPG
  • 143_20221229_180831.jpg

POSSE DA MESA DIRETORA 2023

NOVA MESA DIRETORA TOMA POSSE NA CÂMARA DE VEREADORES DE PASSO FUNDO

A Sessão Solene para o ato de transmissão e posse da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da Câmara de Vereadores de Passo Fundo em 2023 foi realizada na tarde desta quinta-feira (29) no Plenário Sete de Agosto. A nova Mesa Diretora coordenará o andamento do Parlamento durante o Período Legislativo no próximo ano. Nesta oportunidade, lideranças comunitárias, partidárias e representantes de entidades do município compareceram ao Legislativo e acompanharam a solenidade.

Com isso, foi empossado o novo presidente do Legislativo, vereador Alberi Grando (MDB) e o novo vice-presidente, o vereador Nharam Vieira de Carvalho (União Brasil). Assumem também, a partir do próximo dia 1º de janeiro, como 1º secretário, o vereador Michel Oliveira (PSB), como 2º secretário, o vereador Leandro Rosso (Republicanos), como 3º secretário, o vereador Evandro Meireles (PTB), e 4º secretário, o vereador Gio Krug (PSD).

A mesa oficial desta solenidade foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Evandro Meireles (PTB), acompanhado dos membros da Mesa Diretora 2022, além do prefeito em exercício de Passo Fundo, João Pedro Nunes.

A Sessão foi aberta com pronunciamento do vereador Meireles como fala de encerramento de seu mandato como presidente da Casa. Ele salientou sobre a sua gestão ter sido pautada pelo diálogo constante, predominando a tranquilidade no Parlamento, mencionando os parlamentares integrantes da atual Mesa Diretora e reforçando a confiança recebida pelos colegas. “Fiz um mandato de “portas abertas”, recebendo as pessoas, suas demandas e procurando conhecer a vontade do nosso povo. No momento em que me despeço da presidência da Câmara, quero agradecer o apoio e a confiança dos colegas que dividiram comigo a Mesa Diretora. Foi a experiência pessoal e política de cada um de vocês, que deu relevo, respaldo e dimensão a esta gestão. Sou muito grato em capitanear uma Mesa Diretora tão qualificada”, pontuou.

Meireles também destacou o trabalho intenso desempenhado pelos vereadores na produção de proposições e debates sobre temas relevantes para a população, a alta qualidade da atual legislatura e os agradecendo pelo apoio, além de mencionar os servidores da Câmara.  “Aos meus colegas vereadores e vereadoras, quero ressaltar que esta Casa viveu um momento ímpar na sua trajetória, pois foi um ano de debates consistentes, qualificados e dinâmicos, sobre temas que realmente impactam a vida dos passo-fundenses. Muito obrigado pelo apoio. Aos colaboradores da Casa deixo aqui o meu agradecimento e reconhecimento ao trabalho que desempenharam com dedicação e competência”, completou.

Ao fim de sua fala, Meireles saudou o próximo presidente da Câmara reiterando a confiança que havia recebido. “Meu colega Alberi Grando, tenho certeza que deixo a presidência em boas mãos, pois sei da sua dedicação e competência junto a este Parlamento e tenho convicção de que fará uma excelente gestão. Boa sorte e conte comigo. Encerramos a nossa gestão como presidente com o espírito de gratidão e de dever cumprido”, concluiu.

 

Além de Meireles como presidente, faziam parte da Mesa Diretora 2022 os vereadores Gio Krug (PSD), como vice-presidente, Indiomar dos Santos (Solidariedade) como 1º secretário, Nharam Vieira de Carvalho (União Brasil) como 2º secretário, Wilson Lill (PSB) como 3º secretário e Luizinho Valendorf (PSDB) como 4º secretário.

O prefeito em exercício, João Pedro Nunes, saudou o vereador Meireles e os parlamentares que deixam seus postos na Mesa Diretora pela condução dos trabalhos, pontuando a prioridade ao amplo diálogo que pautou a atual gestão, além de aspectos como compromisso e responsabilidade. Ele citou presença de vários membros do Executivo e representantes de entidades para endossar o prestígio à solenidade, e endossou o trabalho feito pelo Legislativo em 2022.

João Pedro ainda pontuou o perfil do vereador Grando, destacando diversos pontos em seu histórico na vida pública e de seu currículo, reforçando que a Câmara estará bem representada, além de sublinhar a importância do Parlamento na sociedade. “Tenho plena convicção que o Legislativo estará bem representado pelo vereador Alberi Grando por sua conduta e retrospecto. É importante que a Câmara trabalhe pela paz e harmonia na sociedade em representar a comunidade e trabalhar por ela. Por isso, nossa homenagem e gratidão ao nosso Parlamento”, relatou.

Após as falas, foi realizado o ato de transmissão da Mesa Diretora, com assinatura do documento de posse, por ambos os parlamentares Evandro Meireles e Alberi Grando.

O presidente empossado, vereador Grando, iniciou sua fala agradecendo aos demais parlamentares pela confiança depositada nele e ressaltando a responsabilidade que o cargo demanda. Ele atua na política desde meados dos anos 1980, sendo Secretário Municipal de Saúde em várias oportunidades, além de ter sido Coordenador Regional de Saúde e eleito vereador por três oportunidades. Grando colocou sobre ser fundamental estabelecer a diferença entre os três Poderes, que são o Executivo, o Legislativo e o Judiciário e priorizar a harmonia entre eles. Ele exaltou a soberania da democracia pelo fato de sua eleição à presidência ser decidida pelo voto dos parlamentares e reforçou sobre a autonomia e independência do Legislativo enquanto poder constituído, além de depor sobre seu ideal de conduta enquanto presidente. “Eu espero de mim, especialmente, lucidez e serenidade, porque entendo que estou assumindo a presidência de um poder legalmente constituído, por isso se trata de uma responsabilidade muito grande”, afirmou.

Grando também mencionou o vereador Meireles, que lhe entregou o cargo, pontuando o saldo do trabalho desempenhado por ele e os vereadores da Mesa Diretora deste ano. Ele ainda advertiu sobre a importância de os vereadores da atual legislatura seguirem dando exemplo de conduta, mencionando a vigência do Código de Ética, a agilidade em tomar decisões e a harmonia entre os parlamentares, principalmente na Mesa Diretora. “A Mesa não deve ter uma ideologia partidária, pois ela tem um presidente, um vice, secretários, cada um com seu partido e ideologia. Mas isso tem que ser harmonizado na Mesa, pois nossa função é administrar a Casa, ao invés de ideologia política, além de ter eficiência e eficácia, fazer bem feito e com um mínimo de custo, pois isso deve ser preservado também”, alertou.

O presidente da Câmara em 2023 ainda sublinhou a missão dos parlamentares em seguir atuando nas comissões na análise de matérias e em representar a comunidade, bem como zelar pelas funções do Legislativo, frisando o volume de trabalho que a Câmara possui. “O preconceito no qual consiste que a Câmara não trabalha deve cair por terra, pois aqui se trabalha bastante, seja por reuniões plenárias extensas, seja nas comissões, nas análises de matérias e no atendimento à população em suas demandas. Por isso, devemos priorizar as funções do Legislativo que são fazer leis, fiscalizar, julgar eventualmente e administrar, sendo uma voz da comunidade e uma ponte ao Executivo para repercutir e solicitar as demandas. São as prerrogativas do parlamentar. Que nossa Mesa Diretora tenha todo o sucesso em 2023”, concluiu Grando.

A nova Mesa Diretora conduzirá os trabalhos no Legislativo durante o ano de 2023, tendo a sucessão já definida para 2024, último ano da 18ª Legislatura, quando a Casa Legislativa será presidida pelo vereador Wilson Lill (PSB).

Fotos: Comunicação Digital / CMPF