GALERIA
CIDADÃO HONORÁRIO
PRESIDENTE DA CDL RECEBE RECONHECIMENTO DO LEGISLATIVO
A Câmara Municipal concedeu, em sessão solene na noite desta segunda-feira, 4, o título de Cidadão Honorário ao empresário Fernando Bittencourt de Carli. A homenagem foi proposta pelo vereador Saul Spinelli (PSB) e aprovada em Plenário no mês de outubro. O objetivo é reconhecer a trajetória do líder empresarial, em especial os serviços prestados na representação do setor produtivo de Passo Fundo.
Fernando de Carli é formado em Administração pela UPF e proprietário da empresa De Carli Mármores e Granitos. Atualmente, preside a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e integra diversos comitês, como o das Entidades Empresariais de Passo Fundo e de Segurança Pública. Também faz parte dos Conselhos de Desenvolvimento Integrado, de Turismo, Estratégico de Inovação, Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).
Atua ainda como diretor do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do estado (Simag) e do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon), além de participar da Mesa Diretora do Ecossistema Regional de Inovação do Norte do RS, entre outras organizações.
Proponente da iniciativa, o vereador Saul Spinelli ressaltou que a homenagem a De Carli ajuda a reconhecer a contribuição de outras pessoas que se dedicam ao progresso do município. “Isso vale para todas as pessoas que chegam a Passo Fundo, adotam a cidade e fazem o desenvolvimento da mesma”, manifestou.
Protagonismo no desenvolvimento
Além de gerar com o seu negócio mais de 100 empregos diretos, De Carli, conforme Spinelli, é merecedor da honraria por “fazer parte do exército gigante de voluntários, que fazem movimentar a cidade”. Segundo ele, foi graças ao esforço de pessoas como De Carli que Passo Fundo alcançou a posição de sexta economia do RS, 19ª melhor cidade de se viver no país, quarta cidade gaúcha na geração de empregos, além de constituir um polo de educação, saúde, cultura e lazer.
“Isso foi construído por muitos, muitos com o mesmo perfil de Fernando de Carli. Sintam-se todos homenageados”, disse Spinelli.
O papel do dirigente empresarial à frente da CDL foi um dos pontos destacados pelo vereador. Conforme o parlamentar, o crescimento do orçamento de Passo Fundo nas últimas décadas se deve especialmente pelo trabalho de homens e mulheres que fortalecem o comércio da cidade, por meio da união em defesa do setor. Mencionou também a dedicação da entidade a causas sociais e comunitárias, em especial na área da segurança pública, junto com o Executivo e a Brigada Militar, por exemplo, para o avanço do cercamento eletrônico.
“As pessoas devem seguir os exemplos dos homens e das mulheres que são protagonistas do desenvolvimento do nosso município. Os empresários do comércio de Passo Fundo merecem, e estão tendo hoje, na homenagem ao seu presidente, o nosso reconhecimento e a nossa gratidão pela geração de emprego, pela geração de renda e pelo desenvolvimento da cidade”, afirmou Spinelli.
Exemplo dos pais
Fernando Bittencourt De Carli nasceu em São Paulo e é o mais novo dos três irmãos da família de Constante De Carli e Maria Bittencourt De Carli. Veio para Passo Fundo aos 13 anos, onde seguiu seus estudos e onde a família instalou o seu negócio no ano de 1992, hoje administrado por Fernando. O empreendimento é referência no ramo em toda a região e conta ainda com uma unidade em Porto Alegre, que é gerenciada pelo seu irmão, Alexandre De Carli.
Em seu pronunciamento, Fernando de Carli agradeceu a homenagem do parlamento, assim como a colegas de empresa e das entidades que integra para “tornar este momento possível”. Segundo ele, foram seus pais os seus pilares de sabedoria e generosidade. “Como educadores, sempre foram participativos no desenvolvimento, não apenas de seus filhos, mas de tantas vidas que tiveram o privilégio de conhecer. No campo empresarial, destacaram-se não apenas nos negócios, mas sobretudo pela preocupação genuína com a comunidade”, revelou.
De Carli lembrou que, aos 20 anos, assumiu a presidência da CDL Jovem, período marcado por contribuições ao desenvolvimento local. Participou também da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) e compôs a diretoria do Sinduscon, guiado pelo compromisso com o desenvolvimento econômico e social da cidade. “Desde muito jovem, sempre fui incentivado a participar do cooperativismo e do associativismo, valores que moldaram não apenas a minha trajetória, mas também a dos meus irmãos”.
Hoje, após dois anos como líder da CDL, ressaltou o papel da organização como propulsora do desenvolvimento do município. Mencionou iniciativas recentes, como a criação do Comitê das Entidades de Passo Fundo, e a parceria com o Legislativo para a instituição da Lei das Feiras Itinerantes, bem como o direcionamento de emendas impositivas em prol do Consepro, para ampliação e modernização das câmeras de cercamento eletrônico.
“Quero que esta homenagem seja, não apenas um reconhecimento pessoal, mas um tributo a todos aqueles que já passaram ou estão juntos na CDL, diariamente trabalhando para fazer de Passo Fundo um lugar melhor”, afirmou.
A Mesa da sessão solene foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador Alberi Grando (MDB), pelo prefeito em exercício, João Pedro Nunes (vice-prefeito e secretário municipal de Saúde), e pelo comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-Planalto), Tenente Coronel Cilon Freitas da Silva. Fernando de Carli esteve acompanhado da esposa, Ana Katia Segalla de Carli, e filhas. A cerimônia foi prestigiada por mais de 100 pessoas, entre autoridades, dirigentes empresariais, amigos, familiares e lideranças de diversos segmentos.