Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

GALERIA

  • 146_Solene7CRE.jpeg
  • 146_IMG_1788.JPG
  • 146_IMG_1832.JPG
  • 146_IMG_1769.JPG
  • 146_IMG_1850.JPG

SOLENE 7º CRE

LEGISLATIVO PRESTA HOMENAGEM AOS 85 ANOS DA 7ª CRE

A Câmara Municipal de Vereadores realizou, na noite desta quarta-feira (29), uma Sessão Solene em homenagem aos 85 anos da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A proposição foi uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa, como forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade regional.

Vinculada à Secretaria Estadual da Educação, a Coordenadoria Regional envolve mais de quatro mil professores e funcionários e atende aproximadamente 36 mil estudantes, em 121 instituições de ensino, espalhadas pelos 32 municípios de abrangência.

O presidente do Legislativo, vereador Alberi Grando (MDB), comandou a solenidade, compondo a Mesa Oficial, que contou ainda com a Secretária Adjunta de Educação, Angelita Scottá, representando o Executivo Municipal, e com a Coordenadora da 7ª CRE, Carine Imperator Webber.

Grando abriu os trabalhos reforçando a importância da 7ª Coordenadoria de Educação para a região de Passo Fundo, “com atuação dedicada a garantir uma educação pública de qualidade às nossas crianças e adolescentes, bem como aos adultos, através dos núcleos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aos indígenas, que também recebem o apoio da Coordenadoria”, destacou. Ressaltou ainda que a Câmara de Vereadores realiza homenagens para aquelas pessoas, entidades, instituições que merecem reconhecimento. “Nós que acompanhamos o trabalho da 7ª CRE há tanto tempo, temos a certeza de que é uma justa homenagem e por isso é um prazer muito grande prestar essa honraria à nossa extensão da Secretaria Estadual da Educação”, completou.

Em nome da Mesa Diretora, o vereador Michel Oliveira (PSB) ocupou espaço na Tribuna. Michel recordou dos tempos de aluno da rede estadual de ensino, onde toda sua trajetória começou. “Foi onde estudei e recebi os primeiros incentivos e hoje estou aqui, trilhando meu caminho, e nós vamos fazer essa provocação, enquanto Câmara de Vereadores, para unir forças em prol da educação, especialmente para combater a evasão escolar, que hoje é o mal que nos assola e que tira o nosso jovem da escola”, afirmou.

Durante sua fala em homenagem à 7ª CRE, Michel destacou a importância dos professores e servidores da Coordenadoria. “Se existe hoje uma homenagem à 7ª CRE, nós, enquanto Câmara de Vereadores, não podemos deixar de aplaudir, de agradecer os professores, os servidores da 7ª CRE, todos que fazem parte desse time e que merecem a valorização em tudo aquilo que vem lutando, e nós queremos nos somar a essa luta e, acima de tudo, como pais, como ex-alunos, através do contato que temos com os jovens, precisamos ter o compromisso de causar a transformação nos nossos estudantes, para que eles passem a valorizar cada um dos senhores e das senhoras, professores e professoras, da forma como vocês merecem”, salientou Michel. Ressaltou ainda o papel da coordenadora Carine Imperator Webber, que está há quatro anos à frente da Coordenadoria.

O vereador concluiu sua fala, pedindo aos presentes que tenham “coragem e esperança em dias melhores e, principalmente, vamos acreditar na nossa juventude, porque tem muita gente boa que dá bons frutos e eles são o presente e o futuro da nossa geração. Parabéns à 7ª CRE e a todos que fazem parte dessa equipe”, concluiu Michel.

Para eternizar o momento, os vereadores e autoridades presentes na solenidade, realizaram a entrega de uma placa em homenagem aos 85 anos da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, que foi recebida por sua coordenadora, Carine Imperator Webber.

Em nome da entidade, Carine Webber ocupou espaço na Tribuna, oportunidade em que apresentou os números e destacou o trabalho da 7ª CRE, que é um braço da Secretaria de Estado. “Os 497 municípios do Estado do Rio Grande do Sul são divididos em 30 coordenadorias regionais, envolvendo mais de 2.300 escolas, em todo o território estadual, e o papel de cada Coordenadoria Regional de Educação é fazer a gestão dessas escolas, em todas as esferas. Gestão de recursos humanos, desde a contratação até a aposentadoria de um profissional para as nossas escolas, gestão administrativa, que abrange orientação, execução e prestação de contas de todos os recursos federais, estaduais, e, também, a gestão pedagógica, ou seja, tudo aquilo que é oferecido como experiência de aprendizagem para as nossas escolas, programas, projetos, o próprio currículo e todas as demandas que surgem a partir do cotidiano da escola”, relatou Carine.

Carine também falou do sentimento de alegria por receber a honraria em nome da 7ª CRE, mas ressaltou que “a homenagem é para todos os colaboradores, professores e estudantes”, a quem estendeu os cumprimentos. Também agradeceu o reconhecimento prestado pelos vereadores. “É um momento de celebração de 85 anos de história da 7ª Coordenadoria Regional de Educação que se mistura com a história de Passo Fundo, da região, pois, afinal, muitas pessoas que ajudaram a construir a cidade, muitos líderes que hoje estão à frente de lugares importantes, passaram pelas nossas escolas estaduais, então, é uma honra esse reconhecimento, esse respeito da Câmara de Vereadores, sempre tão parceira das nossas demandas, em reconhecer esse trabalho”.

7ª CRE

A história da 7ª CRE teve início com a criação da 7ª Delegacia Regional de Ensino, através do Decreto nº 7641 de 28 de dezembro de 1938, para atender a necessidade de uma melhor orientação e fiscalização da rede estadual de ensino, que crescia consideravelmente. Inicialmente, o órgão localizado na Rua Paissandú, esquina com a XV de Novembro, no centro do município de Passo Fundo abrangia, ainda, os municípios de Soledade, Carazinho, José Bonifácio (atualmente, Erechim), Getúlio Vargas, Lagoa Vermelha e Sarandi.

Após algumas mudanças de sede, bem como de distribuição dos municípios da região, no ano 2000, o então governador do Estado, Olívio Dutra, alterou o Decreto nº 35.918, de 12 de abril de 1995, e com a alteração, o órgão ganhou a nova nomenclatura: 7ª Coordenadoria Regional de Educação. Desde então, passou a coordenar, supervisionar e avaliar as diversas modalidades de ensino desenvolvidas no sistema estadual e oferecer suporte técnico-pedagógico para a implementação de metodologias que viabilizem a execução de propostas pedagógicas.

Atualmente, a 7ª Coordenadoria Regional de Educação está localizada na Rua Saldanha Marinho, esquina com a Rua Paissandú. Em sua abrangência, possui 121 escolas estaduais, em 32 municípios do norte gaúcho, além de prestar suporte para as redes municipais e privadas de ensino.

Foto: Comunicação Digital/CMPF