GALERIA
MESA DIRETORA 2024
SAUL SPINELLI ASSUME A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE PASSO FUNDO
A Sessão Solene realizada na noite desta quarta-feira, 20, marcou a posse dos integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Passo Fundo para 2024. Os membros da nova gestão assumem oficialmente a condução dos trabalhos no Legislativo a partir de 1º de janeiro. O vereador Saul Spinelli (PSB) sucede Alberi Grando (MDB) na Presidência da Casa.
Também compõem a gestão do próximo ano os vereadores Luizinho Valendorf (PSDB), como vice-presidente; Janaína Portella (MDB), como primeira secretária; Rafael Colussi (União Brasil), segundo secretário; Leandro Rosso (Republicanos), terceiro secretário; e Indiomar Vieira dos Santos (Solidariedade), quarto secretário.
No discurso de posse, Spinelli agradeceu o apoio dos colegas, exaltou o trabalho da Câmara e destacou os eixos centrais projetados para o seu mandato. Segundo ele, o lema de sua atuação à frente do Parlamento será “compartilhar decisões e responsabilidades”.
O vereador enfatizou a essência democrática que cabe ao trabalho da presidência do Legislativo. “A gestão da Câmara tem que ter democracia, diálogo, respeito à pluralidade de opiniões, ouvir as urnas, ouvir o que os eleitores deixaram de recado. Respeitar o ser humano e respeitar a vida. Cada vez que eu desrespeitar um vereador aqui desta casa, eu estou desrespeitando os eleitores que eles representam”, frisou.
Garantiu um mandato calcado na pluralidade, com recepção a todos os segmentos da sociedade, com disposição a ouvir demais autoridades, empresários, trabalhadores, catadores, líderes comunitários, movimentos sociais e organizações voluntárias. “O mundo é feito de recortes. O mundo é feito de realidades diferentes. E temos que trabalhar para que todos estejam contemplados nos debates e nas suas necessidades”, disse.
Produção parlamentar e diretrizes do mandato
O vereador trouxe números referentes aos três primeiros anos da 18ª Legislatura da Câmara de Passo Fundo. Até o momento, foram 482 projetos apresentados, 255 proposições aprovadas, 3.429 pedidos de providência, 1.374 indicações e 208 pedidos de informações, além de 238 reuniões plenárias, 792 reuniões de comissões e 27 audiências públicas. Ao frisar a austeridade da Câmara, Spinelli enalteceu que, nos últimos três anos, foram devolvidos ao caixa do município R$ 30 milhões.
O novo presidente planeja ações relativas às áreas da Saúde, especialmente quanto à necessidade de atualização da Tabela SUS, defasada desde 1994; de Infraestrutura, por meio da articulação por melhorias nos trevos de acesso ao município; de Enfrentamento à Violência Doméstica, com a instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara, e de Segurança Pública, com reforço no policiamento; e Empreendedorismo, com atualização da Tabela do Microempreendedor Individual (MEI) e financiamento de projetos.
Saul Spinelli também agradeceu aos pais e aos professores pela educação que, segundo ele, foi emancipadora para superar a situação de vulnerabilidade social que marcou a sua infância. “Tive uma vida difícil, uma família muito amável, fraterna, mas uma vida difícil, vulnerável, e foi nos meus professores que eu encontrei muito apoio”, revelou.
Ainda citou amigos, familiares, servidores da Câmara e autoridades diversas, com quem tem relações próximas para construir políticas em prol da comunidade de Passo Fundo. Vereador eleito no segundo mandato, esta será a segunda vez que Saul Spinelli preside o Legislativo de Passo Fundo. Ele havia exercido a função em 2020, último ano da legislatura anterior.
Apoio do antecessor
Alberi Grando agradeceu a colaboração dos vereadores com a sua gestão, especialmente aos demais integrantes da Mesa Diretora de 2023, bem como à equipe de assessores da Casa. “Na presidência de um parlamento, a nossa ideia foi dar condições aos senhores vereadores fazerem um trabalho bem feito”, sintetizou.
Mencionou avanços da sua gestão e desejou sucesso a Spinelli. Conforme o atual presidente, ao longo de seu mandato, buscou o aperfeiçoamento da dinâmica de trabalho e da funcionalidade do Legislativo, calcado nos pilares de continuidade, inovação e eficácia.
Além de adequações na Lei Orgânica do Município e Regimento Interno, também promoveu melhorias na estrutura física da Casa, com reformas no Plenário e a criação de novos espaços para atender as demandas diárias. Destaque para a implantação do ambulatório, do sistema de energia solar fotovoltaica, da Escola Legislativa e da nomeação de novos servidores concursados.
“Desejo ao nosso próximo presidente sucesso, e com certeza ele terá o apoio de todos os vereadores, assim como eu tive”, afirmou.
Harmonia entre poderes
O prefeito Pedro Almeida transmitiu os votos de realizações ao novo presidente da Câmara e à nova Mesa Diretora e disse ter confiança no trabalho a ser desenvolvido pela nova gestão do Parlamento. “Por toda a sua biografia, por toda a sua história de vida, por toda a admiração que temos pelo seu trabalho e porque já esteve também frente a esta Casa em outra oportunidade, o que lhe dará a experiência necessária, a serenidade necessária, para conduzir os temas da nossa cidade”, manifestou.
O chefe do Executivo também elogiou a gestão de 2023, em especial pela condução de Alberi Grando. Segundo Almeida, a Câmara de Vereadores tem participado dos grandes debates da cidade nas últimas décadas. “Tenho certeza que esse trabalho é muito reconhecido não só pelo Executivo, mas também pela população de Passo Fundo, que reconhece nos seus líderes aqui um debate importante com várias vertentes, com várias matizes, e isso é muito saudável para a democracia da nossa cidade”, afirmou.
Depoimentos
Mais de 100 pessoas participaram da cerimônia de posse da noite desta quarta-feira.
Entre as autoridades presentes, o deputado federal e ex-prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, registrou sua satisfação pela representatividade da Câmara pelos vereadores que estão na troca do cargo de presidente. Ele salientou as trajetórias tanto de Grando quanto de Spinelli, reforçando o protagonismo do Legislativo passo-fundense.
“O dr. Alberi fez um grande ano como presidente da Câmara, sereno, articulado, maduro, dialogando permanentemente, ajudou muito o município de Passo Fundo com essa Mesa Diretora que termina seu trabalho esse ano. E assume mais uma vez o Saul, que é alguém que toda a comunidade conhece, que tem experiência, trajetória, biografia, serviço prestado e um vínculo grande já com o Poder Legislativo. Que a nova Mesa Diretora possa ter um grande ano produtivo, positivo, construtivo, pois sendo bom para eles, será bom pra Passo Fundo”, colocou.
O empresário, presidente e fundador da Rede de Farmácias São João, Pedro Brair, salientou atributos do presidente empossado e a importância em se ter no Poder Legislativo a capacidade de diálogo com todas as frentes da sociedade. “Ele trabalha realmente para que as pessoas do município, e aquelas que vêm de fora tenham uma qualidade de vida melhor. Nós estamos muito bem representados, as pessoas, os gestores, todos os setores, porque ele tem habilidade de dialogar, ouvir, entender, compreender e, daquilo, fazer o melhor para a comunidade”, completou.
Um dos representantes das entidades de saúde foi o presidente do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), José Miguel Rodrigues da Silva, que enfatizou o papel de Spinelli junto às causas ligadas à área. “É um parceiro que tem nos ajudado muito, principalmente quanto ao nosso Centro de Câncer Infanto Juvenil, no qual é uma liderança na busca de recursos, em toda a organização do setor. De modo que estamos muito orgulhosos, pois ele merece ser presidente do nosso Legislativo e certamente fará um belo trabalho”, concluiu.
Mesa Diretora 2024
PRESIDENTE: Saul Spinelli (PSB)
VICE-PRESIDENTE: Luizinho Valendorf (PSDB)
1ª SECRETÁRIA: Janaína Portella (MDB)
2º SECRETÁRIO: Rafael Colussi (União Brasil)
3º SECRETÁRIO: Leandro Rosso (Republicanos)
4º SECRETÁRIO: Indiomar Vieira dos Santos (Solidariedade)
Fotos: Comunicação Digital / CMPF