Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

GALERIA

  • 149_IMG_2785.JPG
  • 149_IMG_2580.JPG
  • 149_20240422_192305.jpg
  • 149_IMG_2529.JPG
  • 149_IMG_2536.JPG
  • 149_IMG_2525.JPG
  • 149_IMG_2564.JPG
  • 149_IMG_2510.JPG
  • 149_IMG_2789.JPG
  • 149_IMG_2776.JPG
  • 149_IMG_2738.JPG
  • 149_IMG_2779.JPG
  • 149_IMG_2781.JPG
  • 149_IMG_2688.JPG
  • 149_IMG_2589.JPG
  • 149_20240422_191620.jpg
  • 149_IMG_2753.JPG
  • 149_IMG_2550.JPG
  • 149_IMG_2625.JPG
  • 149_IMG_2679.JPG

POLICIAL DESTAQUE

Com farda ou à paisana e a qualquer hora, na viatura, ambulância ou a pé, os homens e mulheres que integram as forças de segurança pública personificam a garantia de proteção e bem-estar dos cidadãos. Na semana em que se celebrou o Dia de Tiradentes - considerado o patrono das polícias brasileiras - a Câmara de Vereadores de Passo Fundo, por meio da Mesa Diretora, reconheceu a dedicação de 16 servidores da Brigada Militar e Polícia Civil, com a realização da “Honraria Policial Destaque do Ano”, em Sessão Solene na noite de segunda-feira (22) no Plenário Sete de Agosto.

Ao conduzir a solenidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Saul Spinelli (PSB), enalteceu a qualidade do trabalho desempenhado pelos órgãos de segurança pública, que “dão orgulho ao Estado”, e reflete no dia a dia da população. “O Rio Grande do Sul tem números positivos porque tem uma polícia forte, aguerrida, brava, que faz o seu papel. São homens e mulheres que enfrentam a violência e adversidades, combatendo o crime. Como presidente do Parlamento, fico feliz e digo que a nossa gratidão é imensa a cada policial que está aqui hoje recebendo essa honraria em nome de toda a corporação, das pessoas que estão enfrentando, neste momento, a violência em Passo Fundo e região, mas principalmente daqueles que perderam a vida porque escolheram defender a comunidade. Não somos nada sem a valorização das instituições e seus integrantes”, considerou, ao reforçar o apoio do Parlamento Municipal ao setor da segurança pública, por meio, por exemplo, da destinação de recursos via emendas parlamentares.

Além do presidente, a Mesa Oficial foi composta pelo secretário municipal de Transparência e Relações Institucionais, Josué Longo; pelo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto, Coronel Marco Antônio dos Santos Morais; e pelo delegado Regional Adroaldo Schenkel.

Homenagem é lei municipal

Criada por Lei Municipal nº 5.604 de 17 de janeiro de 2022, a honraria foi uma proposição do vereador Tadeu Moraes Trindade (PSD). Ele pontuou que os 16 homenageados foram indicados pelos seus respectivos superiores, recebendo o diploma denominado “Joaquim José da Silva Xavier”. “É um reconhecimento a esses profissionais que todos os dias se doam em prol da comunidade. O policial militar, o policial civil, o policial penal, ele é vocacionado para ser policial, dedica sua vida à sociedade. É como disse Tiradentes: ‘Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria’. Nada mais justo do que reconhecer esse trabalho”, citou, em referência à figura histórica. 

O tenente Oséias Silveira Dornelles falou na Tribuna em nome de todos os homenageados da Brigada Militar, estendendo o reconhecimento aos colegas de corporação. “Os que aqui estão representam os que estão lá fora trabalhando, com chuva ou sol, calor ou frio. Os policiais que decidem ir para a rua, seja com farda ou discretos, são vocacionados, decidiram e quiseram ter essa responsabilidade, de dar segurança e ajudar aqueles que clamam por socorro. Ser policial não é apenas um emprego, o que é provado nos dias atendendo as ocorrências. Não é para qualquer um. E temos muito orgulho de trabalhar na Brigada Militar!”, enfatizou, ao agradecer pela honraria.

Representando os homenageados da Polícia Civil, o delegado Diogo Tomczak Ferreira expressou “profunda gratidão” pela honraria, “que não reflete apenas o reconhecimento do árduo trabalho dos policiais, mas também a parceria que esta Casa Legislativa tem com as polícias de Passo Fundo. Como policiais, enfrentamos desafios diários para defender a comunidade, trabalhando incansavelmente para manter a ordem e a paz. É um tributo a todos os homens e mulheres que servem na linha de frente da segurança. Continuaremos servindo e protegendo, com dedicação e comprometimento, mantendo o legado de Tiradentes. Que possamos seguir em frente, unidos e em prol do bem comum e da justiça”, explanou.

 

Confira a lista dos homenageados com a “Honraria Policial Destaque do Ano”:

Brigada Militar

Homenageado do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto: Tenente Oséias Silveira Dornelles.

Homenageados do 3º Regimento de Polícia Montada: Soldado Diego Fernando de Souza, Soldado Fagner Duarte Piccini.

Homenageado do 3º Batalhão de Polícia de Choque: 1º Tenente Gilberto Augusto de Aguiar Soares.

Homenageado do 3º Batalhão Ambiental: Soldado Sidinei Gomes.

Homenageado do 1º Batalhão Rodoviário: 2º Sargento Emerson Bortolini Antunes.

Homenageado do 7º Batalhão de Bombeiros Militar: Soldado Roseane Militz Carvalho.

Polícia Civil

Homenageado da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO): Diogo Tomczak Ferreira.

Homenageada da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA): Juliana Teixeira Costa.

Homenageada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM): Christiane Martins Salton.

Homenageado do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP): Volmar Miguel Menegon.

Homenageada da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA): Juliana de Bairros.

Homenageado da Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI): Felipe Ayres.

Homenageada da 1ª Delegacia de Polícia: Elenara Comin.

Homenageado da 2ª Delegacia de Polícia: Fabiano Cesar Bolner.

Homenageada da 4ª Delegacia Penitenciária Regional: Manuela Anete de Lemos Pelicioli.