RECURSOS HÍDRICOS

Reunião debateu alagamentos na Vila Carmem e Fundo Municipal de Gestão Compartilhada de Saneamento

Na manhã desta quarta-feira (19) ocorreu reunião da Frente Parlamentar Mista de Recursos Hídricos. Participaram a presidente da Frente, vereadora Claudia Furlanetto (PCdoB), o vereador Alex Necker (PCdoB), o vereador Alberi Grando (PMDB), o vereador Wilson Lill (PSB) e representantes da Agenda 21, GESP, Comitê do Rio Passo Fundo e moradores da Vila Carmem e da comunidade de São Brás. A primeira pauta em debate foi a situação dos moradores da Vila Carmem que relataram graves problemas em relação a alagamentos devido a uma sanga aberta no local. De acordo com eles, em dias de chuva, várias casas são alagadas, em especial no ponto mais baixo do bairro, que fica ao fim da Rua Coronel Chicuta e também na Rua Benedito Pinto. Eles informaram que os alagamentos ocorrem há mais de 40 anos e que os moradores solicitaram a resolução dos problemas de canalização diversas vezes, mas nunca foram atendidos. Como encaminhamento da questão ficou definido que serão solicitadas informações sobre o local (projetos em andamento, mapeamento) para o Executivo e também uma visita dos responsáveis na Prefeitura ao bairro para que, junto com os moradores, seja encontrada uma solução apropriada para a questão. A segunda pauta foi sobre a questão do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada de Saneamento. Desde 2010, a Corsan capta 5% da arrecadação mensal da taxa proveniente para esgotamento sanitário por meio do Fundo. Do total arrecadado, 70% são repassados à Corsan, o resto do montante é destinado para a Prefeitura com o objetivo de investir em saneamento básico e ambiental na cidade. Em diversas reuniões da Frente foram debatidas questões referentes ao Fundo, sendo que a Corsan já esclareceu o valor que possui no Fundo e o que está sendo realizado com o mesmo. Foram enviados diversos ofícios à Prefeitura, em específico para as secretarias de Obras, Planejamento e Meio Ambiente solicitando informações sobre o valor do Fundo destinado ao Executivo. Até agora não houve nenhuma resposta do Executivo para a Frente. O vereador Rui Lorenzato (PT) tinha encaminhado um Pedido de Informação ao Executivo sobre a questão do Fundo há dois anos atrás e obteve uma resposta considerada insatisfatória, que não esclarecia a questão. Como encaminhamento ficou decidido que a Frente irá realizar um pedido a Mesa Diretora da Câmara para que seja realizada uma convocação dos secretários das pastas responsáveis para a próxima reunião da Frente, que ocorre no dia 9 de novembro, para esclarecimento das questões relativas ao Fundo Compartilhado.