Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

GRANDE EXPEDIENTE

Claudia Furlanetto defende Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Direitos Humanos

A vereadora Claudia Furlanetto (PCdoB), realizou nesta quarta-feira (23), seu último Grande Expediente no Legislativo passo-fundense. Além de apresentar as ações efetivadas e contribuições permanentes à Câmara de Vereadores de Passo Fundo, a parlamentar apresentou a indicação que fez ao Executivo municipal para a criação de uma Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Direitos Humanos. “O objetivo é reorganizar, ampliar e fortalecer as coordenadorias já existentes, agregando em uma única pasta, com recursos destinados em orçamento próprio, as pautas referentes às questões de gênero e direitos humanos”, explicou.

Entre as principais ações do mandato a parlamentar destacou as discussões travadas junto à Frente Parlamentar Mista de Recursos Hídricos, a nova nomenclatura das Comissões do Legislativo que contempla matérias ligadas aos direitos humanos, a inclusão de gênero no Plano Municipal de Educação (PME) bem como as conquistas da Comissão Especial de Direitos Humanos - fundamental para a criação do Programa Municipal de Justiça Restaurativa.

“Nosso mandato na Câmara sempre foi pautado no debate e na representatividade, em meio a temas impopulares como: pessoas com deficiência, mulheres, direitos humanos, meio ambiente e a pauta LGBT. A partir das áreas de atuação do gabinete passamos a acompanhar e contribuir em conselhos municipais, fóruns, comitês e, na Câmara de Vereadores, conquistamos a criação da Comissão Especial de Direitos Humanos, e mais recentemente a Frente Parlamentar Mista de Recursos Hídricos, que trata diretamente a questão da água. E também a Frente Parlamentar Mista Contra a Intolerância Religiosa, Homofobia e Discriminação Racial, porque acreditamos que o tema é fundamental e precisa ser tratado com responsabilidade. Nossa intenção sempre foi aumentar a abrangência das discussões do Legislativo em temas que antes não eram tratados”, concluiu.

Claudia destacou ainda que continuará ativa na Câmara de Vereadores, mesmo sem a reeleição. Conforme a parlamentar pautas Escola Bilíngue, o fortalecimento da Agenda 21 e Secretaria de Políticas para as Mulheres e Direitos Humanos precisam estarem no debate cotidiano dos novos legisladores.

Texto: Rosângela Borges/ Gabinete Vereadora Claudia Furlanetto