GRANDE EXPEDIENTE

Badaco avalia trabalho e faz homenagem à tradicionalista

O vereador Abdias Franco (PCdoB), fez o Grande Expediente, nesta quarta-feira (13), durante sua última Sessão na Câmara. Ele avaliou o trabalho desenvolvido durante o período de 30 dias, em que exerceu a função de vereador, como primeiro suplente de Alex Necker (PCdoB). Badaco foi diplomado e empossado no dia 18 de fevereiro, a partir de um pedido de licença requerido pelo parlamentar.

Entre as ações desenvolvidas, participou de reuniões como a da Frente Parlamentar de Segurança Pública, com a presença da Chefe de Polícia Civil do Estado do RS, Nadine Anflor. Ele ainda salientou a importância deste reforço na solicitação de transferência da Casa de Polícia da atual sede para um novo local.

No gabinete, atendeu dezenas de pessoas, que resultaram em 30 Pedidos de Providências, 4 Indicações, 3 Projetos de Lei, uma Moção de Apoio e uma homenagem prestada ao tradicionalista Otacílio Loss. As reivindicações procedentes dos bairros majoritariamente tratam de melhorias na infraestrutura urbana, como limpeza das bocas de lobo, iluminação pública e instalação de lombadas físicas. Elas foram encaminhadas às secretarias municipais responsáveis. “Foi um período de muito aprendizado, diálogo e oportunidades de crescimento”, afirmou.

Badaco apresentou três Projetos de Lei neste período. Um deles, foi o que propõe a ampliação da transparência dos gastos públicos com a publicidade oficial do Executivo e do Legislativo. “O que nós buscamos é melhorar esse instrumento, propondo que os valores utilizados tanto pela Câmara quanto pela Prefeitura sejam detalhados. Não queremos determinar ou dizer como os Poderes vão investir, mas que esses investimentos sejam melhores explicados”, comentou.

Outro documento protocolado, propõe declarar como Bem Integrante do Patrimônio Cultural Imaterial do Município e considera como atividade desportiva a Prova de Laço. “É uma competição bastante importante para o tradicionalista gaúcho e que vem sendo objeto de leis federais e estaduais que consideram o Tiro de Laço como atividade desportiva. Com esta lei, nós pretendemos estabelecer uma legislação em Passo Fundo sobre o assunto”, explicou Badaco. Ele citou ainda que o outro Projeto de Lei encaminhado, prevê redução das taxas de alvará e licenciamento para os criadores de frangos. “Os valores praticados em Passo Fundo estão entre os mais altos do Estado, impedindo e dificultando o crescimento dos criadores de frango. Nossa ideia é propor uma reavaliação desses custos”, salientou.

Neste período, o vereador destacou conversas com os secretários municipais e a apresentação de sugestões para contribuir com o desenvolvimento do município, citando como exemplo a sua proposição para a criação de um Conselho Municipal de Eventos. “Com a extinção da Passotur se abriu uma lacuna nesta área. O Conselho Municipal não trará gastos para o Executivo e será um apoio fundamental na organização e no auxílio dos eventos que integram o calendário oficial de atividades artísticas e culturais de Passo Fundo”, observou.

Ele também agradeceu o apoio dos demais vereadores na tramitação de suas proposições e reforçou que os projetos de Lei criados durante este período seguirão tramitando. “Foram três projetos de Lei que ingressamos nestes 30 dias. Devido ao tempo de tramitação, eles somente serão apreciados quando não estivermos mais neste espaço. Peço que os colegas vereadores analisem as demandas e trabalhem para construirmos estas legislações”, enfatizou.

Tradicionalismo

Para destacar a importância cultural e artística de Otacílio José Loss, no meio tradicionalista, Badaco o homenageou com uma Placa de Honra ao Mérito, pelo serviço prestado ao tradicionalismo e campeirismo. Como forte atuante nesta área, o parlamentar sublinhou o legado deixado por Loss. “Otacílio, aos 75 anos, tem uma trajetória de vida marcada pelo tradicionalismo e campeirismo. Ele foi um dos maiores carreiristas do nosso município e do Estado”, declarou.

Foto: Comunicação Social/Câmara de vereadores