SESSÃO SOLENE

Rádio Planalto é homenageada pelos seus 50 anos no Legislativo

Na noite desta quarta-feira (17) ocorreu na Câmara Municipal, a primeira Sessão Solene de 2019. Nesta ocasião, a Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo, que compreende as rádios Planalto News 92.1 e Planalto FM 105.9, foi condecorada pelo Parlamento por seus 50 anos de atividades. Membros da direção e funcionários, além de ouvintes da emissora, acompanharam a solenidade no Plenário Sete de Agosto.

A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora, em conjunto com os demais vereadores da Casa. O presidente do Parlamento, vereador Fernando Rigon (PSDB), abriu o evento reforçando a grande representação que a emissora exerce em diversas áreas, como a cultura, a religião e o esporte. Referendou o amplo espaço dado a eventos que compreendem o esporte profissional e amador de Passo Fundo, além do tradicionalismo, que possui amplo destaque na programação musical.

Rigon considera essencial a homenagem, devido à alta representatividade do veículo junto à comunidade. “Esta é uma homenagem de todos nós vereadores a esta empresa que é uma das primeiras rádios da região. Como ouvinte constante de rádio, aprendi a ter como referência esse veículo como base para a informação e a Rádio Planalto foi essencial para a minha e outras gerações”, declarou.

Após o ato de entrega da placa de Honra ao Mérito aos dirigentes da instituição, houve o Momento Cultural, que ficou a cargo de funcionários da emissora. O vereador João dos Santos (PSDB), que trabalha na Rádio, participou do grupo, também formado pelos comunicadores Bruno Reinehr, Cristian Queiroz, Delton Walter e João Victor Lopes. Eles executaram as canções “Eu quero apenas”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, de Jader Moreci Teixeira (Leonardo).

Além de João dos Santos, os vereadores Patric Cavalcanti (DEM) e Ronaldo Rosa (SD), além do suplente Abdias Franco, o Badaco (PCdoB), também atuam como comunicadores da emissora. O vereador Evandro Meireles (PTB) trabalhou na emissora anteriormente.

Em nome da emissora, foi à tribuna o presidente da Fundação, o arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber. Ele ressaltou que é importante unir a tecnologia a um modo pertinente de aplicá-la. Também comentou sobre os princípios do cristianismo serem aplicados, não apenas internamente, mas também para a elaboração do trabalho. Para ele, a emissora preza pela liberdade de seus profissionais para reforçar a formação e a criatividade. “Evangelização significa proporcionar estruturas novas, não apenas falar do Evangelho. Quanto aos colaboradores, nosso desafio é ajudá-los, para que se sintam à vontade para opinar e transmitir as informações, dentro de sua capacidade e criatividade”, sublinhou.

Outro representante da entidade que se manifestou na tribuna foi o diretor da rádio, Padre Darci Domingos Treviso. O gestor reiterou as mudanças pelas quais a emissora passou no decorrer dos 50 anos de atividades, enaltecendo o fortalecimento da empresa, sem descuidar das origens. Ele ainda pontuou sobre os grandes objetivos da instituição. “Nosso papel é promover a informação, o entretenimento e o desenvolvimento social, com base nos princípios cristãos e foco no envolvimento da comunidade”, afirmou.

Além dos vereadores, estiveram presentes o vice-prefeito João Pedro Nunes, representando o Executivo Municipal, o coordenador da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), Élton Luis de Marchi, o sub-comandante do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, capitão Marcos Vieira, além do presidente do Conselho Administrativo da Rádio Planalto, Padre Fábio de Moraes.

Histórico

Em meados dos anos 1960, o então bispo diocesano Dom Cláudio Colling fomentou a ideia de que a Diocese de Passo Fundo deveria possuir uma emissora de rádio para auxiliar nos trabalhos da instituição e transmitir notícias, visando atender aos ouvintes. Um importante passo foi dado em 1965, quando da assinatura da outorga de concessão do canal da então Sociedade Radiodifusão Planalto LTDA.

No entanto, a ideia tornou-se realidade no dia 5 de abril de 1969, quando da inauguração da Rádio Planalto AM, pelo então diretor, Padre Paulo Augusto Farina. Uma década após, em 1979, a Sociedade Radiodifusão Planalto LTDA transformou-se em Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo, ampliando sua potência de transmissão de 1 para 5 KW.

A emissora seguiu se adaptando às novas tecnologias com o passar do tempo, sem perder os princípios de sua gestão. No dia 16 de julho de 1982 foi inaugurada a Rádio Planalto FM (105.9), ganhando a alcunha de “O Canal do Rio Grande”. E em novembro de 1997, entrou em circulação a Revista “Somando”, com edição mensal, se mantendo até novembro de 2018.

No dia 12 de outubro de 2018, foi ao ar a Rádio Planalto News pela nova frequência, 92.1, com 6 KW de potência, dando continuidade aos trabalhos já estabelecidos pela frequência AM 730. Além de Darci Treviso, o Padre Ladir Casagrande também integra a direção da emissora.

Fotos: Comunicação Social / Câmara de vereadores