Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

APAE

Legislativo destaca encerramento da Semana dos Portadores de Deficiência

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que se encerra nesta sexta-feira (28), apontando a grande relevância social deste evento. Desde o último dia 21 deste mês, foram desenvolvidas atividades para combater o preconceito e a discriminação às pessoas que possuem uma ou mais deficiências.

A Semana Nacional foi instituída em 2017, pela Lei nº 13.585, para que se possa celebrar e reforçar atos que sensibilizem governos e comunidades para uma maior inclusão social dos portadores de deficiência. Este ano, desde o início da pandemia da Covid 19, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Passo Fundo (Apae) vem realizando uma abordagem diferente.

A diretora da Escola Especial “O Sorriso de Amanhã”, Eliz Roberta Kuhn, ressaltou que a instituição conta com uma equipe pedagógica empenhada em encontrar formas de chegar aos alunos. “Buscamos o meio virtual, postagens no Facebook e no Whatsapp, além de vídeos criados pela nossa equipe levando até a família atividades para serem realizadas em casa, mas tendo a ciência de que nem todos têm acesso a esses meios”, observou. Nestes casos, são elaborados materiais físicos e entregues às famílias dos alunos.

Todo ano, a Federação Nacional das Apaes define o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em 2020, foi “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”. Seu propósito era fomentar o debate e ações estratégicas voltadas para o destaque da visibilidade e do papel da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na sociedade, bem como de sua efetiva inclusão social.

Segundo a diretora, foram realizadas visitas nas residências, com o ônibus da Apae. A “Caravana da Alegria” segue todas as orientações de segurança dos órgãos de saúde, com um efeito muito positivo para profissionais, usuários e alunos. “A receptividade é muito boa, eles demonstram alegria em nos receber, dizem o quanto sentem saudade. Eles estão se sentindo acolhidos e valorizados.”, exaltou.

Fotos: Felipe Souza / Ascom APAE Passo Fundo

 

Galeria de fotos