CONECTIVIDADE

Projeto leva internet gratuita à mil famílias de Passo Fundo

A Central Única das Favelas (CUFA) está trazendo para Passo Fundo o maior projeto de conectividade em favelas já realizado no Brasil. Trata-se do “Mães da favela On” que tem o objetivo de democratizar o acesso à internet, dando ferramentas para que as comunidades retomem suas atividades, gradualmente, superando o isolamento digital. A novidade foi compartilhada pelo coordenador da CUFA em Passo Fundo, Marcelo Godoy Nery, em recente visita ao Legislativo, quando foi recebido pelo presidente da casa, Vereador Saul Spinelli.

De acordo com Marcelo, a ação será efetivada através da doação de mil chips, com um giga, dando acesso à internet gratuita pelo período de seis meses, whatsapp e ligações para todas as operadoras, além de conteúdos sobre empreendedorismo e educativos. “Primeiramente, serão contempladas as mães das crianças que realizam as oficinas da CUFA e, logo, famílias que, comprovadamente, necessitam de um amparo digital para atender aos estudos dos filhos ou manter suas atividades profissionais”, explica Marcelo.

Para tanto, está sendo realizado um levantamento e o cadastramento das famílias, identificando aquelas que realmente precisam. “Muitas famílias não tem condições de manter internet para os filhos estudarem por longas horas. É para elas que o projeto vai levar a conectividade, auxiliando na retomada de suas atividades de estudo ou profissionais”, reforça Marcelo.

Os chips serão entregues para as famílias contempladas nos próximos dias.

CUFA EM PASSO FUNDO

Com a pandemia de Covid-19, a CUFA precisou mudar a forma de atuação em Passo Fundo. As oficinas para as crianças e adolescentes foram canceladas devido à necessidade de distanciamento social. A organização passou a se dedicar ao atendimento das famílias de vários bairros, atingidas pela crise. Desde março, já foram distribuídas mais de cinquenta toneladas de alimentos, através da campanha “Cufa contra o vírus”, que recebe doações de entidades, empresários e da comunidade.

A organização também trabalha para proteger a saúde dos mais vulneráveis contra a Covid-19.  Além dos alimentos não perecíveis e 110 botijões de gás, são arrecadados e distribuídos produtos de higiene geral e pessoal, como álcool em gel. Também foram entregues cerca de 40 mil máscaras.

A CUFA também organizou núcleos para a produção de sabão em barra e líquido a partir de doações de óleo usado e soda nas comunidades. Também distribuiu, ainda na Páscoa, 400 pacotes de doces, às crianças no Parque do Sol, bairro Integração e no Valinhos.

ARRECAÇÃO DE DONATIVOS

Mesmo com todas as adversidades, os trabalhos da CUFA seguem ativos com o objetivo de atingir o maior número de pessoas. Marcelo agradece a todos que já contribuíram mas, salienta, que a organização continua contando com doações para poder seguir, já que esse é um trabalho sem fim. “As pessoas ganham uma cesta hoje e na próxima semana não tem mais. A CUFA faz essa ponte. Sem as pessoas se mobilizando, sejam físicas ou jurídicas, o poder público, não temos como fazer nosso trabalho”, reforça.

As empresas podem contribuir com doações que, inclusive, podem ser através de dedução de impostos por meio de leis federais e estaduais de incentivo à cultura e ao esporte nos projetos de leis que a CUFA já possui aprovados.

Para doar a comunidade pode entrar em contato através das redes sociais, no Facebook: CUFA Passo Fundo, no Instagram: @pfcufa ou pelos telefones (51) 9 9797-5126, com Marcelo, e (54) 9 8120-1838, com Guilherme.

Arte: Comunicação/CMPF