183 ANOS DA BRIGADA MILITAR

Vereadores recebem homenagens no aniversário da Instituição

A Câmara de Vereadores participou na manhã desta quarta-feira (18) da cerimônia de comemoração dos 183 anos da Brigada Militar e dos 46 anos do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto (CRPO/Planalto). A solenidade foi realizada no campo do 3º RPMon, no bairro São Cristóvão, com a presença de autoridades e amigos da Brigada Militar.

Na oportunidade, foram entregues medalhas da BM e Comendas do CRPO/Planalto, para militares e civis que contribuem com o desenvolvimento e apoiam os projetos e ações da Instituição.

Entre os agraciados com a Comenda estiveram o Presidente do Legislativo, vereador Saul Spinelli (PSB), os parlamentares Márcio Patussi (PDT) e Fernando Rigon (DEM), além do vereador licenciado Patric Cavalcanti (DEM).

Comandado atualmente pelo coronel André Idalmir Savian Giuliani, o CRPO/Planalto vem se destacando pelo trabalho realizado, o que segundo ele, está diretamente relacionado ao apoio que a BM recebe da comunidade e de instituições como a Câmara de Vereadores. “Nós somos muito agradecidos a Câmara de Vereadores que sempre foi parceira da BM, através das emendas impositivas, das moções”, lembrou Giuliani. O coronel ainda afirmou que algumas ações só foram concretizadas pelo trabalho do Legislativo. “É o caso da concessão onerosa da nossa fazenda e da transposição de águas para abastecer nossa cidade. Através de suas lideranças a Câmara sempre esteve ao lado da BM e por isso é uma satisfação, hoje, entregar a Comenda para os vereadores”, reforçou.

Ao falar sobre a homenagem recebida, o presidente Saul ratificou a proximidade entre o Parlamento Municipal e a BM, salientando que é preciso, estreitar cada vez mais essas parcerias, para que novos projetos venham contribuir para a segurança de todos. “Trabalhar junto, valorizar, reconhecer e apoiar a BM é obrigação de todos nós, e do parlamento muito mais. Receber, hoje, essa homenagem traz um sentimento de gratidão, de alegria, mas também de responsabilidade para seguirmos nesse caminho da parceria e do compromisso com a nossa grande e valorosa BM”, afirmou Saul.

O vereador Fernando Rigon recordou o trabalho realizado durante seu mandato, especialmente voltado a segurança pública. “Procuramos reconhecer e valorizar a BM, protocolamos moções e destinamos as emendas impositivas para contribuir com o trabalho da instituição e agora tivemos nossa dedicação reconhecida através desta Comenda”, lembrou Rigon. “Parabenizamos a BM pelos 183 anos e agradecemos ao Comandante Giuliani por essa honraria, que nos deixa a certeza de que fizemos nossa parte”, concluiu.

O parlamentar Márcio Patussi também manifestou seu orgulho por receber essa honraria, recordando sua participação no trabalho conjunto realizado, em defesa da segurança. “Como Secretário de Segurança Pública e vereador fui um grande defensor da bandeira da segurança na cidade. Criamos a frente parlamentar e a comissão de segurança dos vereadores, a qual eu tive a honra de presidir. Com certeza, receber essa distinção da BM é um orgulho. Um reconhecimento que vou guardar com muito carinho”, ressaltou Patussi.

Lisonjeado, o vereador licenciado, Patric Cavalcanti (DEM) recebeu a Comenda como um reconhecimento ao seu trabalho. “Essa homenagem fecha com chave de ouro o trabalho prestado nestes 12 anos como parlamentar do nosso Município, em prol da comunidade passo-fundense, em especial na área da segurança pública”, afirmou. “A BM merece nosso carinho e respeito porque é o principal órgão de segurança que atende o cidadão que se sente prejudicado ou ameaçado. Vida longa e que venham mais 183 anos, sempre trazendo tranquilidade e serenidade aos cidadãos”, concluiu.

CRPO/Planalto

O CRPO Planalto é o maior Comando Regional da BM, atendendo 83 municípios, distribuídos operacionalmente entre o 3º Regimento de Polícia Montada, sediado em Passo Fundo, o 13º Batalhão de Polícia Ostensiva, sediado em Erechim, e o 38º Batalhão de Polícia Ostensiva, sediado em Carazinho. Também faz parte do Comando Regional de Polícia Ostensiva Planalto o 3º Batalhão de Polícia de Choque, sediado em Passo Fundo.

Conhecido como “Gigante do Norte”, o CRPO/Planalto se evidencia pela sua atuação, tanto em nível administrativo, como em nível operacional. Administrativamente, vem se destacando na padronização de procedimentos administrativos no setor correcional, já reconhecido pelo Comando Geral da Instituição. Operacionalmente, vem atuando nas mais diversas modalidades de policiamento ostensivo para a manutenção de níveis aceitáveis de criminalidade.

Arte: Comunicação/CMPF