Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

ACESSIBILIDADE

Câmara promove melhorias na acessibilidade

Na tarde desta quarta-feira (30), o presidente do Legislativo, vereador Saul Spinelli (PSB), falou sobre o projeto que visa ampliar a acessibilidade do Parlamento Municipal. 

Segundo Saul, o Projeto “Acessibilidade 100%” busca garantir a acesso a todas as repartições da Câmara Municipal a qualquer pessoa que, tendo mobilidade reduzida ou não, busque atendimento na Casa Legislativa.

Este projeto é gratuito e desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) através do Escritório Escola de Engenharia. O programa é coordenado pelo professor e engenheiro, Eduardo Brum, e possibilita aos estudantes da Faculdade de Engenharia a colocarem em prática todas as lições aprendidas nas aulas junto à instituição.

A primeira das três etapas da implementação deste projeto já está pronta e contou com a colocação de piso tátil, placas em braile apresentando as repartições, promovendo uma mobilidade mais segura dentro da estrutura da Câmara. A segunda etapa prevê a instalação de um elevador que permita o acesso desde o primeiro piso do Legislativo até o piso superior, onde se localizam as repartições administrativa, legislativa, operação técnica e gabinete da presidência. Já no terceiro passo, as melhorias buscam adequar o pátio de acesso ao Paço Municipal, envolvendo as obras de calçadas, estacionamento e mobilidade segura desde a entrada da rua até a parte interna da Câmara. Elas ainda visam contemplar as entradas laterais e de acesso à TV Câmara, removendo obstáculos e garantindo que os cadeirantes, pessoas com visão comprometida ou qualquer outra redução da capacidade de deslocamento possam acessar os setores que desejam buscar atendimento.

Saul ressalta a importância em assegurar a total acessibilidade das pessoas às repartições do Legislativo. “Nós temos que garantir a acessibilidade pra qualquer pessoa em qualquer parte da Câmara de Vereadores. Nós temos três etapas de elaboração desse projeto, já cumprimos a primeira, tratando as outras duas e estamos satisfeitos com essa parceria junto à Universidade de Passo Fundo”, completou. 

Foto: Comunicação Social / CMPF

Galeria de fotos