NOTÍCIA
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Vereadores conhecem projetos para escolas municipais

A Câmara de Vereadores recebeu na manhã desta terça-feira (22), representantes da Secretaria Municipal de Educação, oportunidade em que conheceram alguns dos projetos em desenvolvimento na rede municipal de ensino. O convite foi uma iniciativa do vereador Tadeu Trindade (PDT), que recentemente esteve em reunião com o Secretário Adriano Teixeira, compartilhando ideias e propostas para a educação do município.
O encontro com os parlamentares aconteceu no Plenário Sete de Agosto, oportunidade em que foram apresentados dois novos projetos que estão em andamento na Secretaria de Educação: o Ki da Hort@ e o EducaTech. Eles foram criados a partir de um planejamento estratégico desenvolvido junto com as direções e coordenações pedagógicas das escolas para atender as demandas apresentadas por elas. “Entendemos que a escola tem que formar cientistas, pessoas que conseguem resolver problemas e habilitá-las a dominar as tecnologias que transformam o mundo, que são as tecnologias da informação e da comunicação. Aí nascem os dois projetos, que é o Ki da Hort@, um ambiente para o desenvolvimento cientifico da inovação e do empreendedorismo e EducaTech para ajudar a desenvolver habilidades nas tecnologias da informática” explicou o Secretário.
O projeto Ki da Hort@ prevê a implantação, em seu primeiro ciclo de funcionamento, até 2023, de hortas em 14 escolas municipais, envolvendo aproximadamente 4.500 alunos. “Será um grande laboratório de aprendizado, que vai promover o envolvimento dos alunos, fazendo com que eles pensem em ações ambientais, de inovação, além de possibilitar que se alimentem de sua própria produção”, enfatizou o Secretário.
O EducaTech projeta a instalação de Learning Spaces nas escolas, ou seja, espaços diferenciados de aprendizagem no lugar dos tradicionais laboratórios de informática. “Vamos criar espaços que integrem a informática com o aprendizado do dia a dia, rompendo com a concepção de que educação e tecnologia são coisas separadas, dando um novo sentido aos laboratórios de informática, onde os alunos possam aprender sobre programação de computadores, robótica, internet, empreendedorismo, inovação e, assim, possamos formar cientistas que dominem ferramentas poderosas pra transformar o mundo, pois esse é nosso objetivo”, complementou o Secretário.
No encerramento das apresentações, o Secretário agradeceu a sensibilidade dos vereadores em receber a equipe e escutar sobre os projetos, reforçando a importância da participação dos parlamentares nesse processo. “São projetos com uma visão de futuro que, ali na frente, irão provocar uma reformulação de, pelo menos, uma parte dos planos pedagógicos das escolas e das políticas públicas da educação, então, a participação dos vereadores, oportunizar que eles entendam porque essas propostas são importantes para o município e para as nossas crianças, cria um contexto favorável para que possamos qualificar e criar políticas públicas mais consistentes”, concluiu.
O vereador Tadeu Trindade agradeceu a disponibilidade da Secretaria para a viabilização desse encontro reforçando a importância do tema educação no contexto atual. “Eu vejo a educação como um dos assuntos mais importantes para se discutir no momento. Costumo dizer que o dinheiro que se investe na educação, se economiza em diversas outras áreas, como saneamento, saúde, segurança, então a educação é importantíssima, desde as séries iniciais ao longo de toda a nossa vida”, salientou Trindade, lembrando que possui alguns projetos pensados nesta área, que poderão contribuir, paralelamente para a qualificação do ensino na rede municipal.
O Presidente da Casa, vereador Rafael Colussi (DEM) parabenizou a Secretaria pela construção dos projetos e reforçou que encontros como esse representam a união de forças na construção de políticas públicas que beneficiem a comunidade. “O Legislativo está sempre se portas abertas para compartilhar conhecimento e experiências que possam melhorar a qualidade de vida da nossa população e quando falamos em educação, ainda mais, pois é através da educação das nossas crianças e jovens que vamos colher os melhores frutos”, finalizou Colussi.
Foto: Comunicação/CMPF