Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

AEROPORTO LAURO KORTZ

Câmara acompanha reabertura oficial do aeroporto de Passo Fundo

Na tarde desta sexta-feira (8), ocorreu o ato que oficializou a volta das operações no Aeroporto Lauro Kortz. A Câmara de Vereadores esteve representada pelos parlamentares no evento, que contou com a presença de representantes de entidades de classe, do prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, também de deputados estaduais e federais, do governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A solenidade oficializou a reabertura dos trabalhos no aeroporto Lauro Kortz após cinco anos de tratativas, busca de recursos e obras realizadas, nas quais o Legislativo Municipal teve contribuição fundamental. Vereadores de Passo Fundo foram fundamentais nas articulações durante este tempo, em que realizaram ações junto a entes estaduais e federais visando a concretização de melhorias e ampliação do local, que era uma demanda da população de longa data.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Evandro Meireles (PTB), o ato representa um dia histórico para Passo Fundo, por se tratar de uma reivindicação antiga da comunidade amparada e tratada com muito esforço e dedicação pelo Legislativo e outras esferas do Poder Público. Ele também lembrou que a reabertura do terminal contou com a presença do presidente da República que referendou o reinício das operações. Meireles enalteceu o papel exercido pela Câmara neste período, com a atuação de comissões especiais, mencionando o ex-vereador Paulo Neckle e cumprimentando os demais parlamentares envolvidos na obtenção de recursos e viabilização das obras. Ele ainda frisou a importância que o aeroporto terá para o futuro da cidade. “Foi um ato maravilhoso, a entrega do Aeroporto Lauro Kortz, após sua reforma e ampliação, que representará um grande apoio ao empreendedorismo, fomentando a geração de emprego e renda e o crescimento para a cidade de Passo Fundo e região. Todos estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, declarou.

Além de Meireles, também estiveram presentes na reabertura das atividades do Aeroporto Lauro Kortz os vereadores Ada Cristina Munaretto (PL), Gio Krug (PSD), Rafael Colussi (DEM), Renato Tiecher (PSC), Nharam Carvalho (DEM), Altamir da Silva dos Santos (Professor Gringo) (CIDADANIA) e Rodinei Candeia (REPUBLICANOS).

Obras

As obras incluíram a reforma da pista, na qual foi ampliada e adequada, e que contou com a instalação de novo balizamento luminoso. Também a construção de um novo pátio, que poderá comportar de quatro a cinco aeronaves, bem como a ampliação do terminal de passageiros, que passou de 300 metros quadrados para dois mil metros quadrados, incluindo edificações acessórias.

A Secretaria Estadual de Planejamento estipulou previsão de as novas instalações receberem cerca de 300 mil passageiros por ano, transformando o Aeroporto Lauro Kortz no maior terminal do interior gaúcho. A pasta ainda prevê que o terminal poderá, ao manter essa média, ter capacidade mensal variando entre 25 e 30 mil passageiros até 2030. Além disso, as novas estruturas possibilitarão o ingresso de vôos noturnos ao local.

As obras passaram por imprevistos que ocasionaram em atrasos no processo de reabertura. Elas iniciaram oficialmente em novembro de 2020, com aporte superior a R$ 50 milhões vindos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) e contrapartida de mais de R$ 7,5 milhões do Governo do Estado. Dentre os imprevistos, a identificação de problemas no sistema de sinalização da rampa de aproximação final, bem como nos PAPIs (Precision Approach Path Indicator, em português, Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), que foram importados da Itália. Ainda foram identificadas falhas na troca de luminosidade que ocasionaram substituição nos equipamentos de uma cabeceira. Com isso, eles necessitam passar por nova aferição em voo, cuja calibragem é feita por um avião laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Ainda sem estes equipamentos confirmados, a Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou o aeroporto para operações visuais diurnas no último dia 30 de março. O terminal estava oficialmente fechado para as obras de modernização e ampliação desde 11 de janeiro de 2021.

Presença do presidente da República

Uma das principais atrações da solenidade foi a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, que acompanhou a reabertura dos trabalhos no Aeroporto Lauro Kortz enquanto cumpria agenda em outras cidades do estado. Ele havia visitado Pelotas, para inauguração das obras de duplicação das BRs 116 e 392, e Bagé, onde participara de atos de abertura oficial do Hospital do Câncer-Radioterapia desta cidade.

O processo para reformas do Aeroporto Lauro Kortz e o papel do Legislativo

A Câmara de Vereadores já se mobilizava quanto às necessidades de melhorias do terminal devido a demandas da comunidade, que percebia urgência na sua modernização. Ainda em 2015, a Comissão Especial para Discussão de Viabilidade Ambiental, Acompanhamento do Processo de Modernização e Ampliação Sustentável do Aeroporto de Passo Fundo já intensificava tratativas envolvendo entidades de diversos setores da cidade. Nela, foram incluídos posteriormente representantes do Executivo estadual e federal. Em junho deste ano, o terminal passo-fundense teve sua categoria elevada de 3 para 5, possibilitando receber aeronaves de porte maior. Esse fator foi preponderante para agilizar o processo de ampliação e modernização do aeroporto. 

Já em 2016, foi feita uma entrega da Licença de Instalação de Ampliação para o Aeroporto Lauro Kortz. Ela foi feita pela mesma comissão, que teve como presidente o então vereador Paulo Neckle, com apoio dos demais parlamentares e do presidente da Câmara à época, Márcio Patussi.

Em 2017 foi instituída na Casa a Comissão Especial Mista de Acompanhamento da Reforma e Ampliação do Aeroporto Lauro Kortz. Nesse período a licitação para realizar as obras do aeroporto foi assegurada. Em dezembro de 2017, a União e o Governo Estadual assinaram o Termo de Compromisso, garantindo a publicação do edital de licitação para a contratação da empresa responsável pela obra.

Em junho de 2018, além da continuidade dos trabalhos por parte desta comissão especial, foi dado um passo adiante quando da abertura da licitação para as obras. A assinatura ocorreu em solenidade na Universidade de Passo Fundo (UPF) com a presença do então governador do estado, José Ivo Sartori. Em outubro do mesmo ano, a empresa Traçado, de Erechim, venceu a licitação e se habilitou a realizar as obras de ampliação do Aeroporto Lauro Kortz.

Entre 2019 e 2020 houve alguns contratempos por conta da demora na conclusão de pendência técnicas por parte da empresa responsável. Após alertas emitidos pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura, e do aval por parte do governo estadual, as obras foram iniciadas em novembro de 2020.

A Câmara de Vereadores acompanhou de perto todos os passos envolvendo as obras de ampliação e melhorias do aeroporto da cidade, contemplando um trabalho político amplo e conjunto. Nestes movimentos, o Legislativo Municipal concretizou um engajamento junto à comunidade que reuniu entidades de classe, instituições de ensino municipais e regionais, além do Poder Público.

 

Foto: Comunicação Digital/CMPF