Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

COMISSÃO

Frente Parlamentar de Combate à Fome realiza primeira reunião

Instalada na Câmara de Vereadores, a Frente Parlamentar de Combate à Fome realizou, na manhã desta segunda-feira (06), sua primeira reunião. Proposta pela vereadora Eva Valéria Lorenzato (PT), licenciada no momento, a Frente tem caráter temporário, com duração de 180 dias, prorrogável por igual período, e deve reunir parlamentares, Executivo, movimentos sociais e sociedade civil. O objetivo, cita o projeto de criação do grupo de trabalho, é acompanhar as políticas públicas, discutir e propor ações de combate à fome “e promover o mais importante dos direitos, a alimentação, que toda cidadã e todo cidadão deve ter resguardado pelo princípio da dignidade da pessoa humana”.

A Frente elegeu como presidente a vereadora Janaína Portella (MDB), como vice-presidente o vereador Édson Nascimento (União Brasil) e relatora a vereadora Regina dos Santos (PDT). Ainda, os vereadores Israel kujawa (PT) e Michel Oliveira (PSB) fazem parte da frente.

Os titulares apresentaram sugestões de um plano de ação que norteará os trabalhos. A vereadora Regina apresentou alguns dados nacionais sobre o tema, informando que não teve acesso a dados locais. Segundo pesquisa que citou, no Brasil, 116,8 milhões de pessoas não têm acesso pleno e permanente a alimentos. Desses, 43,4 milhões (20,5% da população) não contam com alimentos em quantidade suficiente (insegurança alimentar moderada ou grave) e 19,1 milhões (9% da população) estão passando fome (insegurança alimentar grave), segundo dados do inquérito nacional sobre insegurança alimentar no contexto da pandemia, dados de abril de 2021, chamando atenção para a insegurança alimentar em Passo Fundo.

O plano de ação vai trabalhar grandes eixos como: levantamento sobre distribuição de alimentos, desperdício de alimentos, agricultura familiar e elaboração de propostas, a partir de visitas, fóruns de discussão e audiência pública.

Janaina destacou a importância da Frente: “pretendemos conhecer a realidade da insegurança alimentar no município, ouvindo a sociedade civil, ouvindo as comunidades, bem como saber quais ações as esferas públicas e, também, a contribuição da iniciativa privada no combate à fome”. 

A Frente pretende se reunir quinzenalmente. A comunidade pode participar enviando sugestões para o e-mail comissoes@cmpf.rs.gov.br.

Foto: Comunicação Digital/CMPF