NOTÍCIA
HISTÓRIA
João Cattapan contribuiu para o crescimento do município
A
websérie “Revivendo Passo Fundo” trata de resgatar trajetórias de personagens
que marcaram seu nome na história e foram posteriormente eternizados
denominando ruas e logradouros do município. Nesta edição, o personagem
abordado é o agricultor, construtor e líder comunitário João Cattapan. Ele é
lembrado como destaque no meio rural do município enquanto produtor e
agricultor, além de ser líder comunitário na região em que residia e contribuir
na construção de pontes e rodovias que resultaram no crescimento do município.
Uma avenida que liga o bairro Santa Marta aos loteamentos Força e Luz, Menino
Deus e São Geraldo leva seu nome como reconhecimento.
João Cattapan nasceu no dia 24 de junho de 1894 em Garibaldi (RS), sendo filho de Natale Cattapan e Lúcia Cattapan. Desde as origens, ele conviveu com as lidas da agricultura e passou a exercer as funções que acabaria fazendo no decorrer de sua vida. Com isso, também desenvolveu o dom do trabalho como forma de se destacar na comunidade.
Movido pela busca de um melhor cenário, após aprender tudo com seus pais, mudou-se para Passo Fundo, se estabelecendo na localidade de Nossa Senhora da Paz. Lá, ele iniciou um processo que foi além do cultivo e foi importante para o povoamento daquela comunidade. Neste processo, João acabou também se consolidando como liderança comunitária, sendo figura protagonista para o crescimento da localidade. Como grande exemplo, ele foi peça fundamental para o projeto e construção da igreja Nossa Senhora da Paz.
João foi importante como agricultor, sendo destaque na cidade em sua área. Com isso, ele conquistou liderança em toda a comunidade a ponto de prestar seus serviços para outros meios. Entre eles, a construção civil, na qual teve importante participação em algumas obras. Por exemplo, ele ajudou a construir estrada que liga Passo Fundo, mais precisamente na região em que se situa o bairro Santa Marta, à ponte do rio Jacuí, chegando à cidade de Três Passos. Essa obra foi muito importante para que Passo Fundo pudesse ampliar seu desenvolvimento e alavancar o progresso.
João não chegou a atuar no meio político, mas conquistou o respeito de toda a sociedade por sua retidão, postura honesta e por salientar seu lado de intenso trabalhador, tanto na agricultura, onde atuou por mais de 50 anos, como na participação em obras importantes como a rodovia citada. Ele se notabilizou como um colonizador pioneiro de Passo Fundo, fazendo com que os distritos fossem obtendo maior atenção e sendo figura fundamental para o crescimento da localidade de Nossa Senhora da Paz.
João Cattapan atuou intensamente até ser vitimado por uma hemorragia cerebral e falecido no dia 10 de outubro de 1966 em Passo Fundo, no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Ele era casado com Maria Biazus Cattapan e tiveram juntos 14 filhos. Desde 1986, uma avenida que liga o bairro Santa Marta aos loteamentos Força e Luz, Menino Deus e São Geraldo leva seu nome. O reconhecimento é fruto de projeto cuja autoria foi dos então vereadores Adair Rosso e Ivo Ferrão, sancionado posteriormente pelo então prefeito de Passo Fundo, Fernando Machado Carrion.
Arte: Comunicação Digital / CMPF