NOTÍCIA
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Hoje, dois de abril, é
o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída com a
proposta de divulgar informações sobre o Autismo e, desta forma, ajudar a reduzir
a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com Transtorno do
Espectro Autista. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que
aproximadamente 1% da população mundial pode ter algum tipo de TEA e, no
Brasil, calcula-se que existam pelo menos dois milhões de autistas.
O Autismo
O autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento. É um distúrbio neurológico, que varia entre os indivíduos atingidos, e pode ser de grau leve, moderado ou severo, e de modo geral afetam dificuldades na comunicação, interação e comportamento.
Os sintomas geralmente são notados na infância e persistem pela adolescência e até a idade adulta.
De causas desconhecidas, sabe-se que possuem as suas bases em fatores genéticos e ambientais, podendo se manifestar em qualquer família, não havendo um método específico de diagnóstico laboratorial, nem de imagem. Necessita de avaliação clínica, análise de desenvolvimento e comportamental das crianças, utilizando de métodos estabelecidos pelo Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM5.
O TEA não tem cura, porém existem várias opções de tratamento que podem auxiliar no desenvolvimento dos indivíduos promovendo uma melhor qualidade de vida através de terapias ocupacionais e comportamentais, de fala, de integração sensorial e medicamentosa quando os sintomas são muito específicos. Cada pessoa com TEA é única podendo apresentar diferentes níveis de funcionalidade e necessidade de tratamento, exigindo a adaptação das intervenções e serviços de suporte, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida.
Símbolos
Um dos símbolos do autismo é um quebra-cabeças colorido, escolhido pela organização norte-americana Autism Speaks. A analogia representada por esse jogo denota a complexidade do indivíduo em se “encaixar” na sociedade em virtude dos mais diversos tipos de sintomas e comportamentos apresentados pelas pessoas com TEA. O autismo também pode ser representado pelo símbolo do infinito, que faz referência à neurodiversidade e significa as variações de funcionamento do cérebro humano. Já a fita da conscientização é um símbolo do autismo criado em 1999 e utilizado amplamente até hoje. Formada por peças do quebra-cabeça em diferentes cores vivas e brilhantes, representa a diversidade, a inclusão social, a esperança e a conscientização da sociedade como um todo.
Arte: Comunicação Digital/CMPF
