NOTÍCIA
SAÚDE
Frente Parlamentar amplia discussões sobre a Gestão Plena
A Frente Parlamentar da Gestão Plena de Saúde realizou novo encontro nessa quarta-feira (03) para dar continuidade as discussões sobre a implementação do sistema em Passo Fundo. O grupo contou com a participação da ex-secretária municipal de Saúde de Carazinho, Anelise Schell Almeida.
Anelise compartilhou sua experiência no período em que esteve à frente da pasta, no município vizinho, que tem a gestão plena implantada desde o ano 2000. Salientou ser um modelo complexo, trabalhoso, mas que, para a população, tem um reflexo bastante positivo. “Tem vantagens e desvantagens, mas as vantagens são muito maiores, principalmente para a população, pois tudo se torna mais próximo, a contratualização dos prestadores, o contrato com os hospitais, uma vez que a Gestão Plena permite que o município tenha uma autonomia maior para trabalhar diretamente com o usuário”, explicou. Nesse contexto, Anelise garante que a Gestão Plena é possível e viável, mas depende de um trabalho organizado que precisa de apoio, da comunidade, dos órgãos ligados a saúde e também do Poder Legislativo que já está comprometido com a discussão. “A partir do engajamento de todos, o Município deve fazer os cálculos e avaliar aquilo que fica melhor para Passo Fundo e, principalmente, para a sua população”, concluiu.
O presidente da Frente Parlamentar, vereador Rodinei Candeia (Republicanos), recordou que o grupo foi criado para estudar a implantação da Gestão Plena “por entendermos que esse sistema pode solucionar os principais problemas que temos em Passo Fundo, como os atrasos nas consultas com especialistas, na realização de exames e cirurgias”. Nesse sentido, Candeia relatou que a Frente vem estudando algumas cidades que implementaram a Gestão Plena e “conseguiram centralizar os atendimentos e resolver a vida dos cidadãos, como é o caso do município de Carazinho. Hoje ouvimos a Anelise, que nos deu uma aula de como se implementa e o que isso significa na vida dos cidadãos”, salientou.
A Frente Parlamentar da Gestão Plena de Saúde tem como objetivo principal contribuir para o debate, a fiscalização e o acompanhamento das políticas de saúde em Passo Fundo, com foco especial na implementação da Gestão Plena no município.
Foto: Comunicação Digital CMPF
