Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Rede de acolhimento a comunidade autista

A Câmara Municipal de Vereadores sempre participou ativamente dos movimentos que levaram a grandes conquistas para a causa do Autismo em Passo Fundo. Entre elas, o Centro Regional de Referência em TEA, a sede própria da Escola Municipal Olga Caetano Dias e o terreno para construção da sede da Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA).

A AUMA foi fundada em 31 de março de 1999, por um grupo de pais e amigos, e é uma das 54 Associações de Autistas do Rio Grande do Sul, que fazem parte da Rede Gaúcha Pró Autismo - RGPA. Em Passo Fundo, a Associação oferece suporte às pessoas com transtorno do espectro autista e suas famílias. Disponibiliza assistência, promove e incentiva pesquisas e estudos sobre o Autismo, bem como desenvolve programas de amparo, ajuda, adaptação, reabilitação e integração social. A entidade atua na defesa dos interesses e direitos do Autista, protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e de leis federais, estaduais e municipais de amparo às pessoas com deficiência ou direcionadas especificamente aos autistas, com expertise para encaminhar qualquer demanda junto ao Poder Público. Em 2023, a Câmara de Municipal de Vereadores aprovou a concessão de um terreno público para a construção da sede da AUMA, obra que teve início na última semana, com a terraplanagem e tem previsão de entrega no início do próximo ano.

Paralelamente, Passo Fundo também conta com o Centro Regional de Referência em TEA, integrante do Programa TEAcolhe do governo do Rio Grande do Sul e tem como objetivo apoiar os municípios e prepará-los para que possam prestar o atendimento e acompanhamento às pessoas com TEA e suas famílias. O espaço está localizado junto à APAE e, também, visa reunir dados sobre o autismo, como a quantidade de crianças e adultos autistas e se elas possuem acesso à rede de profissionais necessária para o seu desenvolvimento. Ter acesso a essas informações é muito importante para a elaboração de políticas públicas específicas.

Há aproximadamente um ano e meio, foi entregue a em Passo Fundo a nova estrutura da Escola Municipal dos Autistas (EMAU) Professora Olga Caetano Dias, reivindicada pela comunidade para ser um espaço de formação e inclusão às crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além do trabalho pedagógico e de suporte à escola regular que o aluno frequenta, a Escola trabalha as questões de estruturação e socialização, utilizando metodologias específicas voltadas ao Autismo. Também oferece, através de parcerias, oficinas de equoterapia e atividades aquáticas. O quadro de professores é composto por profissionais com especialização em Educação Especial Inclusiva e curso de aperfeiçoamento em TEA. 

A obra, sonhada há mais de 20 anos, é resultado, principalmente, da mobilização dos pais que fazem parte da AUMA, que sempre contaram, também, com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores nos encaminhamentos e projetos referentes a esta demanda.