Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

Câmara sedia conferência sobre nascentes de água

Evento discutiu formas para auxiliar a recuperação dos mananciais

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo sediou, na tarde dessa quinta-feira (05), a Conferência Nascentes Brasileiras. O evento promoveu a discussão sobre as formas para auxiliar a recuperação de nascentes nas principais bacias hidrográficas do Brasil. O projeto Nascentes Brasileiras é estruturado a partir das soluções baseadas na natureza, desenvolvendo ações de recomposição de vegetação, por meio do plantio de 200 mil mudas de árvores de espécies florestais nativas, em pequenas propriedades rurais, por todo o Brasil.

Estiveram presentes no Plenário Sete de Agosto diversos representantes de entidades ligadas ao setor. Compuseram a Mesa Oficial dos trabalhos o presidente da Câmara de Vereadores, Saul Spinelli, o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, José Carlos Raya Nedel, o Major Leandro Góis, do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, o Chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO, Enio Graboski, e a representante da Soluprev Ambiental, Magali Scariott.

O presidente do Legislativo, Saul Spinelli, afirmou que embora estejamos no final do ano, o Parlamento não se furta em trazer discussões importantes para a comunidade. “É muito importante, junto com o Conselho de Meio Ambiente, realizar esse momento de discussão e de ações que podem ser implementadas junto com as instituições. Agradecemos aos grupos ecológicos, a Brigada Militar, ao Ministério Público e ao próprio Conselho pela atuação. Lembro-me de tudo o que o Rio Grande do Sul passou neste ano nas questões ambientais e temos que insistir nessa pauta”, frisou.

O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, José Carlos Raya Nedel, afirmou estar satisfeito com a realização do evento. “Estamos extremamente felizes em trazer o Instituto Espinhaço aqui para a Câmara para tratar desse projeto, que existe em todo território nacional, sendo de grande escala, e que condiz com a postura do Conselho, que quer sair do mundo das ideias e partir para ações. Precisamos agir agora para garantir o futuro”, disse.

O palestrante do encontro foi o Diretor Administrativo do Instituto Espinhaço, Sergio Marcio Cappai Nesio. Ele explicou que o Instituto Espinhaço é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que foi criada com o propósito de contribuir com ações que promovam e valorizem a afirmação territorial, a geração de trabalho e renda e o fortalecimento dos serviços ecossistêmicos. Segundo ele, “é necessário fortalecer o apoio à educação ambiental e a promoção de novas práticas para o desenvolvimento sustentável no meio rural e nas cidades, com foco em resultados objetivos. Nosso projeto está em todo o Brasil, já realizamos plantios no Rio Grande do Sul, nas cidades de Muitos Capões e Lagoa Vermelha, finalizando a primeira etapa. Agora faremos a manutenção da primeira fase e no próximo ano iniciaremos a segunda fase, incluindo Passo Fundo. A ideia é buscar, na realidade local, as possibilidades de trabalho aqui em Passo Fundo”, acrescentou.

 

 

Foto: Comunicação Digital/CMPF

Galeria de fotos