Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

Grande Expediente de Eva Valéria relembra ações do mandato e abre diálogo para rumos políticos do município

Grupos de protagonismo feminino do município e Escola Municipal de meio rural ganham Honra ao Mérito

A oradora desta segunda-feira, 22, foi a vereadora Eva Valéria Lorenzato (PT), que apresentou seu segundo Grande Expediente de 2025. “Este é sempre um momento especial, pois nos permite prestar contas do trabalho que temos realizado até aqui, compartilhar reflexões sobre os rumos da nossa cidade e também dialogar sobre temas que são fundamentais para a vida de nossa gente”, anunciou.

Realizações do primeiro semestre

No primeiro bloco do discurso, Eva relembrou das ações efetuadas em seus primeiros nove meses de mandato na 19ª Legislatura. A parlamentar citou a luta contra a privatização da água no município, e a exigência de garantias de seu acesso para a população.

Outra bandeira importante foi o combate à violência contra a mulher e a igualdade de direitos. Dentre as idealizações do mandato esteve a Conferência Livre Territorial de Políticas para as Mulheres, que reuniu as lideranças de 12 municípios da região para construir estratégias intermunicipais de enfrentamento às violências. “Enquanto houver violência contra a mulher, seguirei lutando, em todos os espaços que ocupar, para que tenhamos garantido o nosso direito de viver livres e sem medo”, destacou.

A vereadora também participou de Conferências e articulações em Brasília, ampliando diálogos relacionados à agricultura familiar, combate à fome e desenvolvimento social, políticas de saúde, políticas para mulheres e investimentos necessários para Passo Fundo.

Investimentos governamentais

No segundo bloco, Eva ressaltou os investimentos destinados pelo Governo Federal ao município. A vereadora mencionou projetos como o Bolsa Família, que auxilia mais de 9 mil famílias, e recebeu mais de R$ 54 milhões neste ano, e investimentos como o do Novo PAC para a construção de escolas, unidades básicas de saúde e ambulância do SAMU. Destacou também os investimentos no Hospital São Vicente de Paulo para a compra de equipamentos de radiologia, e os R$ 1 bilhão na construção e instalação da usina de Etanol da Be8.


Homenagens para iniciativas de resistência coletiva

Por fim, prestou homenagem para ações de cunho cultural, educacional e de união comunitária. O Festival Gurias em Cena, que mostra a força e a diversidade das apresentações artísticas da cena cultural das mulheres de Passo Fundo, foi o primeiro projeto a receber o Honra ao Mérito. Em seguida, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Leão Nunes de Castro, que completa 60 anos de existência em 2025. Espaço criado pela comunidade de Bom Recreio, reconhecida como a única escola municipal que permanece no meio rural. E o Grupo de Mães Amigas Buscando Amigas foi a última menção do Grande Expediente, uma honraria dedicada à atuação de 24 anos da organização como instrumento de voz ativa das mulheres da comunidade da Sede Independência.

Eva Valéria finalizou seu discurso afirmando que a política se constrói através do diálogo e da mobilização conjunta com o povo. “É assim que temos feito e que continuaremos a fazer: um mandato comprometido com uma Passo Fundo justa, democrática, inclusiva e sustentável”, disse.

Foto: Comunicação Digital/ CMPF

Galeria de fotos