NOTÍCIA
Sessão Solene presta homenagem aos 30 anos do Quadro de Laçadores Caminhos da Tradição
Com o lema “A cavalo na verdade com a tradição em reponte”, a entidade visa perpetuar o orgulho da tradição para as futuras gerações

Nesta segunda-feira (06), a Câmara de Vereadores prestou homenagem aos 30 anos de existência do Quadro de Laçadores Caminhos da Tradição, entidade que atua na preservação da cultura rio-grandense. O proponente da Sessão Solene foi o vereador Evandro Meireles (PSDB), tendo a demanda sido aprovada por unanimidade no Plenário.
O Quadro de Laçadores iniciou sua trajetória em 1995, a partir da união entre cinco amigos que, movidos pela paixão à tradição gaúcha, decidiram transmitir este orgulho para as futuras gerações. Atualmente, contam com mais de 60 integrantes.
O capataz do Quadro, Mateus Magro, recebeu o Honra ao Mérito como representante do grupo. “Esta homenagem é muito importante para incentivar a cultura, as crianças que estão começando agora e o tradicionalismo da nossa região”, disse.
Seguindo o lema “A cavalo na verdade com a tradição em reponte”, os homenageados firmaram o compromisso de fortalecer e perpetuar a cultura através de participações em cavalgadas, desfiles farroupilhas, campeonatos e rodeios de expressão regional, estadual e nacional, representando Passo Fundo.
Meireles também atua como Patrão no Quadro de Laçadores. Para o vereador, o reconhecimento das três décadas de trabalho é um incentivo à continuidade de sua marca na comunidade:
“Desejo transmitir minha homenagem à entidade, a qual sempre digo: Caminhos da Tradição, entidade do meu coração, agradecendo por esses 30 anos”.
O Quadro de Laçadores incentiva suas crianças, jovens e veteranos a aprender sobre o valor da amizade, do respeito e da tradição. Criando caminhos para que, no futuro, sejam grandes campeões de títulos nacionais.
“A homenagem é ótima tanto para as pessoas que irão receber, quanto é incentivadora para os jovens, que estão nos tiros de laço há pouco tempo, e veem um grande momento de destaque como este”, afirma o Coordenador da 7ª Região Tradicionalista, Verceli de Oliveira.
Eventos culturais em destaque
Entre as principais conquistas da entidade, destaca-se a participação no Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, na Festa Campeira do Estado do RS, na Festa Campeira Nacional dos Campeões e nas mostras culturais em parceria com o CTG Lalau Miranda.
Outro evento anual consolidado no calendário do município é o “Torneio de Tiro de Laço”, promovido sempre no mês de abril. “Hoje, dentro da entidade, temos o laço-seleção de prendas, as nossas crianças nas vacas paradas, os laços de equipes, e grandes laçadores que saíram do Caminhos da Tradição e fazem história mundo afora”, disse Meireles.
No evento, o presidente Gio Krug (PSD) conduziu os trabalhos. E fizeram-se presentes os vereadores: Ada Munaretto (PL), Cícero Martins (PSD), Rufa Soldá (Progressistas), Douglas Pereto (PSD), Edgar Gomes (PSDB), Edson Nascimento (PP), Eva Valéria (PT), Felipe Manfroi (PSD), Iriel Sachet (podemos), João Pedro (MDB), Renato Tiecher (PL) e Ronaldo Rosa (PSD).
Também estiveram presentes o coordenador dos Conselhos Municipais, Eduardo Hammel, representando o Poder Executivo; o coordenador da 7ª Região Tradicionalista (RT), Verceli de Oliveira; e o tesoureiro da 7ª RT, Luiz Ademir Soares da Silva.
Foto: Comunicação Digital / CMPF