Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

NOTÍCIA

Grupo Grazziotin é homenageado em Sessão Solene

Empresa passo-fundense comemora 75 anos de história em 2025

A Sessão Solene desta quarta-feira, 15, homenageou os empreendimentos do Grupo Grazziotin, empresa consolidada no varejo nacional, ao longo de seus 75 anos de existência. A requisição da solenidade deu-se através da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. “A trajetória do Grupo Grazziotin é um verdadeiro testemunho de dedicação, inovação e compromisso com a excelência”, segundo documento da proposta. 

A Mesa Oficial dos trabalhos esteve composta pelo presidente Gio Krug (PSD), o Secretário Municipal de Transparência e Relações Institucionais, Leandro Rosso, a presidente do Grupo Grazziotin, Renata Grazziotin, e a presidente da holding VR, Ana Maria Grazziotin. 

O presidente Gio Krug afirmou em seu discurso que o Grupo Grazziotin é uma empresa com alma, propósito e impacto social real. “Esta homenagem que prestamos aqui é um agradecimento público, por acreditarem em Passo Fundo e por construírem um legado de ética, inovação e compromisso com o bem comum”, disse. 

Trajetória dos 75 anos 

O Grupo Grazziotin abriu seu atacado em 24 de maio de 1950, através dos irmãos Tranquilo, Plínio, Idalino e João. A J. Grazziotin & Cia Ltda e vendia cereais, ferragens, armarinhos e utensílios para o lar. Ao final da década de 60, a empresa cresceu no mercado, e começou a trabalhar com eletrodomésticos, como fogões, geladeiras, aparelhos de TV, etc. 

Renata Grazziotin, atual presidente do Grupo, descreve sua admiração pelo seu avô, Sr. Tranquilo Grazziotin, um dos fundadores e mentores da nova geração. “É uma grande alegria para nós recebermos essa honraria em Passo Fundo. Meu avô foi um grande incentivador do desenvolvimento da empresa. Tanto que, hoje, estamos em cerca de 170 cidades”, disse. 

Em 1971, o negócio expandiu para além de Passo Fundo, através da abertura de filiais em Erechim, Carazinho, Marau e Cruz Alta. A partir de 1979, a empresa se firmou como uma S/A (Sociedade Anônima), com ações comercializadas na Bolsa de Valores. Tornando-se, assim, o Comercial Grazziotin S/A. 

Nos anos 80, o comércio de eletrodomésticos passou por um momento de crise. Como consequência, o Grupo Grazziotin precisou redefinir suas opções de mercadorias, e escolheu o ramo da moda. 

Ainda em 1981, a razão social passou a ser Grazziotin S/A, ampliando suas redes de comercialização. Em um primeiro momento, o grupo se moderniza, realizando a separação do material de construção da moda e bazar. 

O nome Grazziotin permaneceu para a linha de moda e bazar. A rede Tottal Casa & Conforto, de 1984, foi criada para materiais de construção. A Por Menos, de 1985, apresentou a venda de preços populares para moda e bazar. E, em 1989 criou-se a rede Franco Giorgi, com produtos de moda masculina própria e fabricação importada. 

Cenário de 2025 

Em 2025, a empresa conta com as lojas GZT, e com os negócios da Grato Agropecuária, Fazenda Grazziotin e Floresta Piratini. 

Atualmente, a empresa possui mais de 350 lojas localizadas na região Sul do Brasil, e 2.800 vínculos empregatícios gerados. Na administração do Grupo está Renata, Marcus e Matias Grazziotin, que assumiram, respectivamente, a presidência, vice-presidência e diretoria executiva. 

Na solenidade estiveram presentes os vereadores: Cícero Martins (PSD), Ada Munaretto (PL), Rufa Soldá (Progressistas), Douglas Pereto (PSD), Edson Nascimento (PP), Edgar Gomes (PSDB), Ronaldo Rosa (PSD), Marina Bernardes (PT), Iriel Sachet (Podemos), Regina dos Santos (PDT), Luizinho Valendorf (PSDB), Pedro Daneli (Cidadania), Felipe Manfroi (PSD) e Renato Tiecher (PL).

 

Foto: Comunicação Digital / CMPF

 

Galeria de fotos