NOTÍCIA
A arte da oralidade: Tribuna Popular reconhece o Projeto Escola de Contadores de Histórias
Professor Gabito, coordenador da iniciativa, ocupa o espaço para abordar formação de narradores orais
“Era uma vez uma cidade que queria ser uma contadora de histórias, só que ainda não sabia disso. Ela (cidade) precisava de um auxílio, que veio por meio da inscrição e garantia de aprovação do projeto no edital do PNAB [...]”.
Como um narrador oral e escritor de profissão, Gabriel Tonin (Gabito), coordenador do Projeto Escola de Contadores de Histórias, iniciou assim a Tribuna Popular da Sessão Plenária Ordinária desta quarta-feira (26). O professor ressaltou a ampliação da cultura na cidade através da Escola, que insere as comunidades nas ações para que se sintam representadas em seus territórios por meio da narração oral.
Gabito foi indicado através do vereador Douglas Pereto (PSD), proponente do Projeto de Lei Nº 65/2025, que institui a “Semana Municipal do Contador de Histórias” no município, para ser comemorada anualmente entre os dias 20 e 27 de março. A aprovação foi unânime em 11 de junho pelos parlamentares da 19ª Legislatura.
“Chegou o momento de dedicar a atenção à arte da oralidade na capital da literatura”
A Escola de Contadores de Histórias foi criada com o financiamento do edital de Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), em Passo Fundo, contando com o apoio da Academia Brasileira de Contadores de História (ABCH) e da Gabito Produções Culturais. Além dos recursos financeiros envolvidos, foram referenciados os membros do projeto, Vanessa Hickmann, Cássio Borges, Luciana Marinho e Ezequiel Silva, e o auxílio de instituições públicas e privadas.
Dentre os trabalhos desenvolvidos, a Escola ofereceu, em 2025, oficinas para a formação de professores, adolescentes e crianças atendidas pela Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII, do Bairro Zachia. Gabito também esteve presente na 37ª Feira do Livro de Passo Fundo, representando a Escola de Contadores de Histórias.
“Estamos fazendo um trabalho que não é apenas educacional, mas social. De integração das pessoas com seus territórios, de valorização da literatura, arte e cultura. Nós precisamos cada vez mais disso”, concluiu o professor.
Festival de Contadores de Histórias
No dia 30 de novembro, ocorrerá, às 16 horas, o “Festival de Contadores de Histórias de Passo Fundo”. Sediado no Teatro Municipal Múcio de Castro, os alunos das oficinas da Escola trarão contos e fábulas para encantar o público e mostrar a evolução dos aprendizados. Ingressos estão disponíveis por R$25,00 (inteira) e R$12,50 (meia entrada), e podem ser solicitados pelo número (54) 98127 2895.
Foto: Comunicação Digital/CMPF
