NOTÍCIA
Capasemu: 60 anos cuidando da saúde dos servidores municipais
Autarquia foi homenageada pela Câmara de Vereadores em Sessão Solene nesta quarta-feira
As seis décadas de atividades da Caixa de Prestação de Assistência e Serviços de Saúde dos Servidores Municipais de Passo Fundo (Capasemu) foram celebradas em Sessão Solene realizada na noite desta quarta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Proposta pela vereadora Eva Valéria Lorenzato (PT), a solenidade destacou o trabalho da entidade, já consolidada como referência em assistência à saúde do funcionalismo municipal, prestando serviços médicos, hospitalares, laboratoriais e odontológicos a servidores ativos, inativos, pensionistas e seus dependentes.
Atualmente, a Capasemu conta com cerca de seis mil associados, ampliando sua rede credenciada, firmando parcerias estratégicas e investindo em tecnologias que tornam os processos mais ágeis e eficientes, garantindo cuidado contínuo, seguro e responsável.
Conduzida pela 2ª secretária da Câmara de Vereadores, vereadora Ada Munaretto (PL), a Mesa Oficial também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Adolfo de Freitas; da presidente da Capasemu, Maria Bernardete de Matos; do diretor de saúde, Douglas Ernesto Bonfante; e da diretora financeira, Adriana Aparecida Palma.
Conforme a vereadora Eva Valéria, mais do que um sistema de saúde, a Capasemu é um pilar de apoio ao longo da vida funcional e após a aposentadoria, cultivando relações baseadas em acolhimento, ética e respeito. “Essa é uma história que nos orgulha muito. Sabemos a importância que possui esse grupo de lideranças, de pessoas que tratam da saúde do trabalhador — aquele trabalhador que garante que as obras aconteçam nas ruas, que está lá na unidade básica de saúde, nas escolas. Os servidores precisam ter garantia de qualidade de vida e de saúde adequada para poder atender bem o nosso povo. Para mim, é um grande orgulho propor essa homenagem, ainda mais porque hoje, na presidência da Capasemu, temos uma mulher: a ‘Berna’, que tem uma história muito bonita de vida e de luta pelo serviço público em Passo Fundo”, ressaltou.
Para a presidente Maria Bernardete de Matos, a solenidade foi um reconhecimento da relevância social e institucional da entidade, além de um momento para agradecer aos gestores, colaboradores, prestadores de serviços e usuários que construíram a história da Capasemu. “A Capasemu representa todo o cuidado que os servidores merecem, pois são aqueles que trabalham e cuidam da cidade. Temos mais de dois mil filiados que, junto com os dependentes, somam mais de seis mil pessoas. Então, é uma responsabilidade muito grande. Por esse motivo, a autarquia tem uma preocupação constante com esse olhar de cuidar, de zelar”, declarou.
Segundo ela, por ser composta por servidores e trabalhar para a categoria, a entidade acaba formando uma grande família. “Pelo fato de sermos todos servidores concursados, nos conhecemos. Isso facilita bastante. E o nosso maior objetivo sempre é o cuidado, especialmente nos momentos de maior fragilidade do servidor”, afirmou.
Também estiveram presentes os vereadores Cláudio Luiz Rufa Soldá (Progressistas), Douglas Pereto (PSD), Felipe Manfroi (PSD), Iriel Sachet (Podemos), Marina Bernardes (PT), Pedro Daneli (Cidadania), Regina Costa dos Santos (PDT) e Ronaldo Rosa (PSD), além de associados e representantes de entidades ligadas à saúde e sindicatos.
Fotos: Comunicação Digital/CMPF
