NOTÍCIA
Acesso ao Funesporte é pauta de nova reunião da Frente Parlamentar do Esporte
Presidida pelo vereador Cícero Martins (PSD), a reunião contou com a presença de esportistas representantes de projetos sociais ligados ao esporte
A Frente Parlamentar do Esporte esteve reunida na manhã de quinta-feira (27) para mais um encontro com os esportistas de nossa cidade. A reunião teve como pauta principal a captação de recursos públicos, como o Funesporte, oferecido pela Prefeitura de Passo Fundo.
Estiveram presentes representantes das mais diversas modalidades esportivas, como artes marciais, futsal, vôlei, atletismo, basquete e motociclismo. Também participaram representantes de projetos sociais, como a Escola de Futsal Valentina.
A reunião iniciou com a apresentação de cada participante; após, o secretário municipal de esportes, Gilberto Bellaver, explanou sobre o Fundo Municipal do Esporte (Funesporte), que em 2026 terá orçamento de R$ 1,5 milhão.
Sobre o valor alcançado aos atletas pelo fundo, houve o reconhecimento da importância desse investimento, mas também o entendimento que, para atender à demanda, é necessária a ampliação do orçamento. Uma das sugestões apresentadas foi a destinação das emendas impositivas para o Funesporte.
O vereador Cícero Martins (PSD), que preside a Frente Parlamentar, ressaltou a importância do encontro para esclarecer dúvidas e ouvir as demandas dos atletas. “A reunião foi de extrema importância, falamos sobre a captação de recursos e o secretário Giba explicou como é o acesso ao Fundo”. Cícero também projetou a pauta da próxima reunião, que acontecerá no mês de dezembro. “Pretendemos trazer os empresários que contribuem com o seu imposto para os projetos sociais. Também vamos tentar mobilizar o setor de contabilidade, porque os contadores precisam saber das possibilidades de investir em projetos sociais para abater no imposto de renda”, explicou.
Uma das atletas presentes na reunião, Manuela Spessatto, falou sobre a importância do Fundo para os atletas. “Eu já fui contemplada como atleta de alto rendimento e foi muito importante para a minha carreira de competição. Agora sou contemplada com a academia, o que oportuniza outras crianças e adolescentes a treinarem e participarem de competições”.
Para o secretário municipal de esportes, Gilberto Bellaver, a Frente Parlamentar do Esporte tem sido fundamental para que os esportistas conheçam os recursos que estão disponíveis e profissionalizem suas atividades. “A iniciativa é importantíssima, eu acredito que, a partir dessa frente, as entidades começarão a se profissionalizar, melhorando assim a sua busca por patrocínios e recursos públicos”.
A Frente Parlamentar do Esporte iniciou em setembro e irá se estender até março do próximo ano, podendo ser prorrogada por mais 180 dias. O próximo encontro está marcado para o dia 11 de dezembro.
Foto: Comunicação Digital / CMPF
