NOTÍCIA
Empossada Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para 2026
Vereador Luizinho Valendorf será o presidente do Legislativo no próximo ano
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o ano de 2026 foi empossada na noite desta sexta-feira (19), em Sessão Solene realizada no Plenário Sete de Agosto. A solenidade contou com a oficialização dos vereadores que irão dirigir os trabalhos no próximo ano, no órgão responsável pela administração e pela condução das atividades legislativas do Parlamento.
O vereador Luizinho Valendorf (PSDB) sucede o presidente de 2025, Gio Krug (PSD), como líder da Casa, a partir de 1º de janeiro. Em sua manifestação, Valendorf afirmou que assume a presidência com muita honra, senso de responsabilidade e gratidão. “Esta não é apenas uma conquista pessoal ou política. É, acima de tudo, um compromisso renovado com cada cidadão que represento neste Parlamento. Tenho plena consciência da grande responsabilidade que ora assumo perante esta Casa, perante a nossa cidade e, sobretudo, perante os meus eleitores. Exercerei esta função com dignidade, empenho, transparência e absoluto respeito à legalidade – como o cargo exige e como esta Instituição merece”, disse.
Valendorf relembrou o início de sua caminhada política, no movimento comunitário. “A minha trajetória iniciou-se no movimento comunitário, onde aprendi o valor do trabalho pelo bem comum. Nesse caminho, percebi que governar é um exercício diário de ouvir, aprender e construir junto às pessoas. É com esse espírito de serviço público, sempre voltado à coletividade, que assumo o compromisso de realizar uma gestão aberta, transparente e próxima da comunidade”, afirmou.
O parlamentar também ressaltou que seu mandato como presidente será marcado pelo diálogo e pelas portas abertas. “Pretendo ampliar a interação entre o Parlamento e os passo-fundenses, levando as sessões ordinárias desta Casa aos bairros da nossa cidade, aproximando ainda mais o Legislativo da vida real da população. É com este espírito democrático, plural e de unidade – independentemente de siglas partidárias – que nortearemos a nossa gestão”, concluiu.
Também foram empossados os parlamentares que irão compor a Mesa Diretora no próximo ano: o vice-presidente será o vereador Edson Nascimento (Progressistas), em substituição ao vereador Rafael Colussi (UB); o 1º secretário será o vereador Felipe Manfroi (PSD), em substituição ao vereador João Pedro Nunes (MDB); o 2º secretário será o vereador Gilmar Fuga Jr. (PSB), em substituição à vereadora Ada Munaretto (PL); o 3º secretário será o vereador Rafael Luís Colussi (UB), em substituição ao vereador Edson Nascimento (Progressistas); e o 4º secretário será o vereador Iriel Dallacort Sachet (Podemos), em substituição ao vereador Edgar Gomes (PSDB).
Missão cumprida
Gio Krug se despede do gabinete da presidência afirmando ter cumprido sua missão. Em sua fala, relembrou a caminhada na Brigada Militar e o ingresso na política. “Nesta noite relembrei o ano de 2009, quando ingressei na Brigada Militar, onde fortaleci meus princípios e valores. Em 2020, decidi concorrer a vereador e, após eleito, trouxe os mesmos princípios que defendi na Brigada Militar para a política, também para defender aqueles que nos defendem na sociedade”, explanou.
Gio detalhou que, à frente da presidência, manteve sua conduta, trabalhando pelo Parlamento e pela sociedade. “Encarei o desafio da presidência como um dever a ser cumprido. Sempre fui o mesmo, com o mesmo caráter, princípios e valores, e foi assim que me portei neste ano como presidente. Dei o meu melhor, tratando os colegas com igualdade e cumpri o que prometi, oferecendo suporte para que todos trabalhassem e representassem a Casa Legislativa. Os números demonstram isso: foram mais de 160 projetos protocolados, mais de 400 emendas apresentadas, e isso só foi possível porque a Casa deu suporte aos vereadores. Agradeço à Mesa Diretora de 2025 e aos demais colegas vereadores. Entrego a presidência com o dever cumprido e de cabeça erguida”, disse. “Ao nobre colega Luiz Valendorf, desejo sorte, pois competência, dedicação e empenho lhe sobram”, finalizou.
Fortalecimento da democracia
O vice-prefeito de Passo Fundo, Volnei Ceolin, também prestigiou o ato de posse e afirmou que a solenidade desta sexta-feira fortalece a democracia. “Venho em nome do Poder Executivo dizer que este é um ato que enaltece a vitalidade da nossa democracia. Os cargos não são vitalícios, e isso é importante para a sociedade. A mudança nos cargos é fundamental para que outras pessoas venham a liderar, com novas ideias e um novo jeito de fazer política. Em nome do Executivo, desejamos à nova Mesa Diretora da Câmara todo sucesso, reafirmando a parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo, com diálogo aberto para que possamos construir políticas públicas para a cidade de Passo Fundo”, afirmou.
Plenário lotado
Também estiveram presentes na solenidade os demais vereadores de Passo Fundo, bem como representantes do Poder Judiciário, Brigada Militar, Polícia Civil, Universidade de Passo Fundo, OAB, entidades e associações, além de cidadãos que lotaram o Plenário Sete de Agosto.
O Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo prevê, em seu artigo 12, que a Mesa Diretora seja eleita a cada dois anos para os dois mandatos seguintes, cada um com duração de um ano, sendo vedada, na mesma Legislatura, a recondução do vereador eleito presidente para os cargos de presidente e vice-presidente, buscando possibilitar maior representatividade das bancadas durante as legislaturas.
Fotos: Comunicação Digital/CMPF
Galeria de fotos
